Publicidade
SÃO PAULO – O dólar comercial abriu os trablhos desta quinta-feira (14) em leve queda de 0,29%, cotado a R$ 2,065 na venda. O movimento pode ser atribuído à decisão do Governou de reduzir de cinco para dois anos o prazo no qual o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) incide sobre operações de empréstimo no exterior, mas mantendo a alíquota em 6% . A medida ocorre por decreto nesta sessão e foi publicada no Diário Oficial da União.
Na véspera, o ministro da Fazenda Guido Mantega já havia emitido declarações sobre o setor. “Algumas medidas poderão ser revistas no seu devido tempo. O aumento do IOF para empréstimos de até cinco anos feitos no exterior por bancos e empresas é uma medida rigorosa. Hoje há menos liquidez lá fora, e não está havendo grande fluxo. No momento adequado, uma medida como essa poderá ser revista. Poderia dizer que é a primeira da fila para ser revogada”, disse o ministro ao jornal O Globo.
Cenário externo
Na Europa, a Moody’s rebaixou a nota de crédito da Espanha em três notas, para Baa3 – apenas um nível acima do grau especulativo, e manter o país em perspectiva negativa. O país também chama atenção pelo dado que mostra um salto nos empréstimos dos bancos espanhóis junto ao BCE (Banco Central Europeu), ao valor recorde de € 287,8 bilhões em maio. A agência de classificação de risco também cortou anota do Chipre, em meio a rumores de que o país pedirá ajuda internacional.
Na Grécia, o evento é o mais aguardado pelo mercado são as eleições no país, que poderão determinar a permanência ou a saída do país da Zona do Euro. Pesquisas secretas, citadas por agências internacionais, sugerem que um governo favorável ao resgate internacional provavelmente sairá vencedor na votação de domingo, o que garantirá o status da Grécia como membro do euro.
Agenda dos EUA
Na agenda dos EUA, o número de pedidos de auxílio-desemprego na passagem semanal, medido pelo Initial Claims, veio pior do que as expectativas ao apontar que foram observadas 386 mil solicitações no período, frente 375 mil pedidos esperados. Enquanto isso, o saldo da conta corrente da economia norte-americana apontou superávit maior do que o esperado no primeiro trimestre de 2012.
Já o índice de preços ao consumidor, denominado CPI (Consumer Price Index), caiu mais do que o esperado em maio, com recuo de 0,3%, diante da estabilidade esperada para o período. O Core CPI, que exclui alimentos e energia, os quais têm valores considerados mais voláteis, terminou o mesmo período 0,2% maior, enquanto o mercado esperava avanço de 0,1%.
<!–
Confira a variação do dólar durante os últimos 30 dias:
–>