Com discurso pessimista de Bernanke, preços dos Treasuries fecham em queda

Presidente do Fed sugere nova rodada de flexibilização e destaca menores projeções de crescimento da economia norte-americana

Publicidade

SÃO PAULO – Os preços dos Treasuries fecharam esta quarta-feira (21) em queda, refletindo as projeções de redução de crescimento para a economia norte-americana em 2011 feitas pelo Federal Reserve, o que reduziu a demanda dos investidores pela segurança das notas públicas dos Estados Unidos.

O discurso de Bernanke realizado nesta sessão deixou no ar a possibilidade de uma nova rodada de flexibilização econômica como opção para o Fed, caso sejam necessárias novas medidas para assegurar a recuperação da economia do país. Ademais, aumentou-se também a perspectiva para a inflação e para a taxa de desemprego na maior economia mundial.

Ainda de acordo com o presidente do Fed, por enquanto não é possível precisar o quão temporário é o menor ritmo de recuperação do país, já que pressões vindas da Europa e da Ásia seguem atrapalhando o mercado global.

Ainda por lá, a taxa básica de juros foi mantida em seu menor patamar histórico, entre 0% e 0,25% ao ano. Além disso, o Federal Reserve reduziu suas perspectivas de crescimento para a economia norte-americana em 2011, as quais passaram de um avanço entre 3,1% e 3,3% para alta entre 2,7% e 2,9%. A reação das bolsas norte-americanas após discurso foi de inversão da tendência, fechando em queda.

Últimas compras do Quantitative Easing 2
O Fed anunciou que deverá vender US$ 7 bilhões em TIP’S (Treasuries indexados à inflação) na próxima sessão, integrando o QE2 (Quantitative Easing 2), programa pelo qual a autoridade monetária norte-americana planeja ter comprado até o final deste mês US$ 600 bilhões em notas públicas do país, a fim de injetar dinheiro na economia e estimular uma recuperação econômica.

Yields
Os títulos de 10 anos do Tesouro norte-americano, principal referencial de juros a longo prazo nos EUA, fecharam esta quarta-feira com rendimento de 3,01%. Já os títulos de 5 anos rendiam 1,58%, enquanto os de 30 anos, 4,22%.

Continua depois da publicidade

No fechamento da terça-feira os rendimentos dos principais títulos do tesouro norte-americano foram 2,99%, 1,57% e 4,21% respectivamente, como mostra a tabela abaixo:

Título % Atual % Anterior Diferença
5 anos 1,58 1,57 +0,01
10 anos 3,01 2,99 +0,02
30 anos 4,22 4,21 +0,01