Publicidade
SÃO PAULO – As bolsas européias operam em leve baixa nesta segunda-feira (22). Após a disparada da última sexta-feira, o avanço das commodities pesa sobre papéis de montadoras e aéreas, pressionando os principais índices da região.
A sessão desta segunda é marcada por um leve ajuste de posições e pelas preocupações em torno do novo aumento dos preços dos combustíveis e dos metais. Em contrapartida, o plano de ajuda ao setor financeiro nos EUA ameniza as preocupações com a saúde da economia global e puxa para cima os papéis de bancos.
Bote salva-vidas
Durante o final de semana, o Secretário do Tesouro norte-americano, Henry Paulson, complementou o programa de socorro aos bancos e instituições financeiras, assoladas pela crise do subprime. Com um pacote de US$ 700 bilhões, o governo comprará os títulos podres que circulam no mercado de modo a garantir a liquidez do sistema.
A notícia foi bem vinda pelos investidores, levando os papéis de bancos a registrar forte alta, liderados por aqueles do Credit Agricole (+26,21%), negociados em Paris, Royal Bank of Scotland (+4,10%) e Old Mutual (+8,01%), ambos negociados na bolsa de Londres.
Avanço das commodities
Mesmo com a injeção de liquidez aos mercados, o ânimo dos investidores ainda permanece abalado devido às indefinições acerca da duração e dos impactos da crise na economia global, afirmam os analistas. Segundo eles, com a forte alta dos últimos dois pregões era previsível uma leve correção dos mercados.
Ainda, com a alta nos preços do barril de petróleo, os papéis mais expostos as oscilações das commodities, como aqueles de montadoras, aéreas e companhia do setor de consumo, seguem sob forte pressão. Destaque para aqueles da BMW (-2,88%), Air France (-2,67%), Peugeot (-3,64%) e Thomas Cook (-4,51%).
Continua depois da publicidade
Indicadores
Na esteira da crise de crédito mundial que forçou a venda da maior hipotecária do Reino Unido, o preço dos imóveis na região registrou um recuou pelo quarto mês consecutivo em setembro, apontam os dados divulgados nesta segunda-feira pelo Rightmove.
Em comparação com o mês anterior (agosto), o preço médio de uma casa marcou um recuo de 1% para 222.438 libras, ou US$ 414 mil. Já em relação ao mesmo período do ano anterior, a queda foi mais abrupta, amargando um recuo de 3,3%.
Confira a cotação dos principais índices
O índice DAX 30 da bolsa de Frankfurt se destaca, caindo 0,37% e atingindo 6.166 pontos.
Já o FTSE 100 da bolsa de Londres negocia em leve baixa de 0,28% chegando a 5.296 pontos,
enquanto o CAC 40 da bolsa de Paris desvaloriza-se 0,13% a 4.319 pontos.
Continua depois da publicidade
Já o Euro Stoxx 50, índice calculado pela agência Dow Jones e que mede o desempenho das 50 principais ações da Europa Continental opera em leve baixa de 0,28%, atingindo a 3.244 pontos.
![]() |
||||||
![]() |
%Var Dia | Pontos | %Var 30D | %Var Ano | ![]() |
|
![]() |
||||||
![]() |
CAC 40 | -0,13 |
4.319 | -1,84 |
-23,06 |
![]() |
![]() |
FTSE 100 | -0,28 |
5.296 | -3,80 |
-17,97 |
![]() |
![]() |
DAX 30 | -0,37 |
6.166 | -2,77 |
-23,56 |
![]() |
![]() |
SMI | -0,53 |
6.988 | -1,50 |
-17,64 |
![]() |
![]() |
MIB 30 | +0,14 |
28.430 | -1,52 |
-26,26 |
![]() |
![]() |
Euro Stoxx 50 | -0,28 |
3.244 | -2,05 |
-26,26 |
![]() |
![]() |
||||||

