Com a compra da SABMiller, AB Inbev vai desistir do sonho da Coca-Cola?

Dona da Ambev está a caminho de realizar a terceira maior fusão da história, deixando uma possível compra da Coca-Cola para um futuro próximo

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após diversas tentativas, a SABMiller finalmente aceitou a proposta da AB Inbev para sua aquisição pelo valor de US$ 106 bilhões, o que, se concretizado, se tornará a terceira maior fusão da história. Porém, este pode ser apenas mais um passo da companhia controlada pelos brasileiros da 3G Capital, que já possuem um histórico de aquisições agressivas.

Este é o destaque da recente publicação da The Economist, que lembra rumores recentes do mercado – antes ainda dos boatos sobre a compra da SABMiller -, que apontavam um grande interesse da AB Inbev em adquirir a Coca-Cola. “A aquisição da Coca-Cola levaria à formação de um verdadeiro leviatã, com extraordinária infraestrutura mundial de engarrafadoras e outros ativos produtivos”, destaca a revista.

Segundo a matéria, não foi nenhuma surpresa o acordo entre as duas companhias, dado que a AB Inbev é uma das “empresas de estratégia aquisitiva mais agressiva do mundo”. A Economist lembra inclusive da aquisição, em 1989, do que se tornaria a Ambev, o que facilitou a conquista de novos territórios em três continentes, levando a empresa a se tornar a maior cervejaria do mundo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com a aquisição da SABMiller, as duas cervejarias concentrarão metade dos lucros do setor, venderão duas em cada três garrafas de cerveja consumidas no mundo inteiro e terão faturamento aproximadamente 50% superior ao da própria Coca-Cola. Como a Economist lembra, no caso da atual fusão, o poder de cortar custos da AB Inbev pode não ser muito útil, já que a SAB Miller já é uma empresa enxuta. Por outro lado, no caso da Coca, ainda há “muita gordura para cortar”.

Enfim, segundo a publicação, “à primeira vista, a ideia [de comprar a Coca-Cola] é tão ousada que parece absurda. Mas se os negócios fechados nas últimas décadas no segmento de cervejas servem de indicação, não é impossível”. A diferença agora é que, se os rumores desta aquisição estavam aumentando, talvez agora mostrem apenas que a AB Inbev irá aguardar mais um tempo para sua próxima grande compra.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.