Colunista InfoMoney: Quanto vale um diamante?

Enquanto preço é igual para todo mundo, conceito de valor é individual; nesse sentido, preço do diamante pode não refletir verdadeiro valor

João Alberto Brando

Escrevo a coluna deste mês da Chapada Diamantina, Bahia, onde passei o carnaval. O nome da chapada vem da exploração de diamantes na região, que data do século XVIII e continuou até o final do século XX. Ainda hoje, alguns garimpeiros exploram a região, mesmo que seja de forma ilegal.

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Em um dos passeios pela região, um destes garimpeiros me ofereceu diamantes para comprar. Nem perguntei o preço das pedras, mas isso nos fez questionar qual o valor de um diamante.

Embora sejam comumente confundidos, o conceito de preço é diferente do de valor. Preço é igual para todo mundo. É aquele que está marcado na etiqueta.

“Preço é igual para
todo mundo; valor
é individual”

Já o valor é individual, cada um tem uma opinião a seu respeito. Ou seja, o valor advém da percepção de cada um a respeito de quanto vale ou de quanto lhe é útil determinado bem. Para que as mercadorias sejam comercializadas, a regra básica é que o valor do bem para o consumidor seja maior ou igual ao seu preço.

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Voltando a questão inicial de quanto vale um diamante, podemos dizer que o valor do diamante, por este ser um bem supérfluo, deve variar bastante de pessoa para pessoa. Mesmo sendo uma pedra rara e preciosa, um diamante provavelmente vale muito pouco para uma pessoa sozinha no deserto, por exemplo. Certamente uma água de coco deve valer mais que um diamante para esta pessoa.

Não só de pessoa para pessoa, o valor das coisas também varia através dos tempos e de lugar para lugar. O processo de precificação dos bens, portanto, não leva somente em conta o custos de produção, mas também tenta captar como um consumidor típico valoriza estes bens. Isto explica o porquê dos itens da moda serem mais caros que os tradicionais ou uma capa de chuva custar mais caro nos dias que chove.

O alto preço cobrado pelos diamantes, portanto, indica que a maioria das pessoas os valoriza bastante. Uma das explicações para isto reside em sua raridade e beleza. Eu particularmente não me convenço somente com esta explicação.

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Credito muito da valorização dada ao diamante ao fator cultural e psicológico criado por campanhas de marketing, no passado, dos grandes produtores de diamante. E pra você? Quanto vale um diamante?

João Alberto Peres Brando é economista e escreve mensalmente na InfoMoney.
joao.brando@infomoney.com.br