Colheita de milho chega a 85% no Rio Grande do Sul

Produtividades obtidas com o cereal se mantiveram em níveis elevados durante todo o processo de retirada dos grãos

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – Nesta semana, a área colhida com milho atingiu 85% do total no Rio Grande do Sul, restando ainda 10% maduro e por colher e 5% em fase final de formação de grãos, que deve ser colhida até o final de maio. As informações foram divulgadas pela Emater-RS.

As produtividades obtidas com o cereal se mantiveram em níveis elevados durante todo o processo de retirada dos grãos. Atualmente, a média está em 6,3 mil kg/ha. No milho destinado à silagem, a colheita ultrapassa os 90%. “Também neste caso a produtividade foi bastante elevada, situando-se próxima a 36,5 mil kg de massa verde por hectare”, diz Lino Moura, diretor técnico da Emater-RS.

Os preços permanecem firmes diante da escassez de oferta e da demanda em alta, principalmente pelo consumo das aves e suínos. Durante a semana, o preço médio da saca de 60 kg ficou em R$ 41,87 pagos ao produtor.

Continua depois da publicidade

Soja 

A soja obteve significativo avanço na colheita, alcançando 75% de área. Apesar do registro de alguns focos mais intensos de ferrugem asiática e da ocorrência de chuvas mais intensas em algumas áreas da região Sul e Campanha neste final de ciclo, a cultura conseguiu manter as produtividades em níveis satisfatórios, atualmente estimada em 2.938 kg/ha.