Coca-Cola FEMSA e Andina compram marca de cervejas especiais Therezópolis

Transação aquece concorrência no mercado de cervejas e deverá ser concluída no terceiro trimestre de 2021

Mariana Fonseca

Cervejas da Therezópolis (Reprodução)

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SÃO PAULO – As empresas de bebidas Coca-Cola FEMSA e a Andina confirmaram um acordo para adquirir a marca brasileira de cervejas especiais Therezópolis.

“Este acordo faz parte das suas estratégias de longo prazo para complementar o portfólio de cervejas no Brasil. A transação está sujeita às condições habituais de aprovações e deverá ser concluída durante o terceiro trimestre de 2021”, afirmou a Coca-Cola FEMSA em comunicado enviado ao InfoMoney.

A Coca-Cola FEMSA é a maior engarrafadora de produtos Coca-Cola do mundo em volume de vendas. São 3,3 bilhões de caixas unitárias vendidas por ano, em quase 2 milhões de pontos de venda. A Coca-Cola FEMSA tem 49 unidades fabris e 268 centros de distribuição. No Brasil, atua há 18 anos.

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Na NYSE, as ações da Coca-Cola FEMSA tinham leve queda de 0,11% às 13h45 do horário de Brasília, com cada papel cotado a US$ 57,01. O BDR COCA34 subia 0,67%, a R$ 49,47, na B3.

Já a Andina também é uma engarrafadora de produtos Coca-Cola, e afirma estar entre as três maiores na América Latina. A empresa atua no Brasil, na Argentina, no Chile e no Paraguai. Na NYSE, as ações da Embotelladora Andina S.A. (AKO.B) subiam 3,18% às 13h45 do horário de Brasília, com cada papel cotado a US$ 14,12.

A Therezópolis foi fundada em 1912 por Alfredo Claussen, descendente de dinamarqueses. A marca produz cervejas em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Sua produção industrial foi interrompida em 1922, e depois retomada em 2006 por um descendente de Claussen. É considerada uma marca de porte intermediário, ficando entre cervejarias artesanais pequenas e gigantes de bebidas (que medem sua produção em hectolitros, medida igual a 100 litros).

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A Therezópolis era até então de propriedade da Arbor Brasil, que também vende marcas como Catuaba. A cervejaria tem seis rótulos disponíveis em seu site oficial.

A aquisição aquece a concorrência no mercado de cervejas, que também conta com empresas como Ambev e Heineken. Recentemente, o InfoMoney fez uma análise sobre os últimos resultados dessas duas empresas.

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Mariana Fonseca

Subeditora do InfoMoney, escreve e edita matérias sobre empreendedorismo, gestão e inovação. Coapresentadora do podcast e dos vídeos da marca Do Zero Ao Topo.