Clientes do Goldman Sachs e JPMorgan são os grandes vencedores com rali do minério de ferro

Apesar da profunda crise do setor imobiliário chinês, o minério de ferro subiu cerca de 40% desde o final de maio em Dalian

Bloomberg

Publicidade

Bloomberg — Os clientes das corretoras do Goldman Sachs e JPMorgan que atuam no mercado chinês de commodities foram os grandes vencedores da forte alta do minério de ferro este ano, segundo a provedora de dados Qihuokecha.

Apesar da profunda crise do setor imobiliário chinês, que prejudicou a demanda por aço, o minério de ferro subiu cerca de 40% desde o final de maio na bolsa de commodities de Dalian, e a cotação atingiu seu nível mais alto desde meados de 2021 no mês passado.

Embora o avanço tenha atraído críticas da indústria siderúrgica chinesa e de autoridades do país, o salto tem sido uma fonte de ganhos para investidores que operam por meio das unidades locais de corretagem dos dois gigantes de Wall Street, muitas das quais não estão sediados na China continental.

Treinamento Gratuito

Manual dos Dividendos

Descubra o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal previsível, começando já nas próximas semanas

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os investidores lucraram 2,55 bilhão de yuans (US$ 357 milhões) líquidos em negociações com minério de ferro este ano, segundo estimativas da Qihuokecha.

Isso inclui 1,48 bilhão de yuans por meio da Qiankun Futures, do Goldman, e 1,07 bilhão de yuans pela JPMorgan Futures.

Goldman e JPMorgan preferiram não comentar. A Qihuokecha disse que suas estimativas foram baseadas em dados que incluem posicionamento, análise de custos e flutuações de preços.

Continua depois da publicidade

A disparada dos preços do minério e do aço é um assunto delicado na China devido ao impacto potencial no custo dos projetos de infraestrutura e da indústria.

As autoridades têm feito pressão para baixar os preços, com a convocação de algumas corretoras nacionais para alertá-las para não facilitar a especulação excessiva.

As corretoras do Goldman e JPMorgan tendem a atender mais os investidores estrangeiros ativos em futuros de commodities chineses, segundo um player do mercado.

Os clientes da Qiankun Futures permanecem otimistas.

Até quarta-feira (20), a corretora do Goldman detinha a maior posição comprada agregada no contrato mais ativo, seguido por Guotai Junan Futures e JPMorgan, de acordo com a bolsa de Dalian.

O cálculo da Qihuokecha é apenas uma estimativa e a empresa não compartilhou sua metodologia precisa. Mas operadores de minério de ferro, falando em condição de anonimato, disseram que os dados estavam em linha com suas observações do mercado este ano.

© 2023 Bloomberg L.P.