Citigroup prevê aumento da produção da Opep+ em abril

O grupo de 23 membros deve elevar a produção no mês que vem em 500 mil barris por dia, disse o banco em relatório

Bloomberg

(Shutterstock)

Publicidade

(Bloomberg) – O Citigroup projeta que a Opep+ vai aumentar a oferta ao mercado em abril, enquanto a Arábia Saudita deve encerrar os cortes unilaterais da produção, já que a redução sustentada dos estoques globais de petróleo impulsionou os preços.

O grupo de 23 membros deve elevar a produção no mês que vem em 500 mil barris por dia, disse o Citigroup em relatório, acrescentando que os cortes voluntários da Arábia Saudita desempenharam um papel importante no reequilíbrio do mercado. Os preços mais altos do petróleo incentivam produtores a aumentar a produção de petróleo, mas a reunião da Opep+ nesta semana deve resultar em acordo em vez de confronto, disse o banco.

“Embora o grupo possa precisar ser extremamente cauteloso e se proteger contra a complacência, acreditamos que a perspectiva de recuperação da demanda deve criar mais espaço para voltar a elevar a produção, sem inclinar o saldo global novamente para um superávit nos próximos meses”, disseram analistas como Ed Morse.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os preços do petróleo sobem neste ano e, na semana passada, tradings e bancos de investimento fizeram previsões otimistas para o setor. Além disso, a recente onda de frio nos Estados Unidos reduziu ainda mais a oferta ao paralisar grande parte da produção no país. O Citigroup estima que os estoques globais de petróleo caíram 4 milhões de barris por dia até agora no primeiro trimestre.

Com a reversão dos cortes da Arábia Saudita, apenas uma pequena parcela desse volume extra de petróleo irá para o mercado de exportação, pois a maior parte deve ser usada pelo sistema de refinaria doméstico, disse o banco. O Oriente Médio poderia absorver ainda mais – até 1 milhão de barris por dia – se a Arábia Saudita e o Kuwait prosseguirem com operações preliminares em suas novas refinarias Jizan e Al-Zour, respectivamente.

A única razão para não bombear mais barris em abril seria um possível acordo para retomar o pacto nuclear entre EUA e Irã, que adicionaria 500 mil barris por dia ou mais ao mercado, disse o Citigroup.

Continua depois da publicidade

“Dado o alto grau de incerteza, divergências entre os membros da Opep+ provavelmente serão adiadas até abril, quando a crescente demanda das refinarias por petróleo pode levar a maioria dos produtores a querer acelerar o fim das restrições à produção”, disse o Citigroup.

Como um trader ganha dinheiro, controla perdas, equilibra o emocional e multiplica capital? Assista na Imersão Trader Estratégico, treinamento gratuito do analista Charlles Nader.