Cientistas descobrem novo planeta parecido com a Terra e próximo do Sistema Solar

Descoberta foi relatada pela revista Nature1 e alegrou os cientistas já que o planeta pode ser a possibilidade de vida mais perto do nosso Sistema Solar

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Cientistas descobriram na órbita da estrela Próxima Centauri – a mais próxima do Sol – um novo planeta, nomeado ”Próxima B” que é rochoso e oferece condições que permitiriam a existência da água em estado líquido. A descoberta foi relatada pela revista Nature1 e alegrou os cientistas já que o planeta pode ser a possibilidade de vida mais perto do nosso Sistema Solar.

“A busca por vida fora da Terra começa agora”, diz Guillem Anglada-Escudé, astrônomo da Universidade Queen Mary de Londres e líder da equipe que fez a descoberta. A primeira exploração sobre o planeta prevê a construção de frotas de pequenas sondas interestelares de propulsão a laser e deve acontecer nas próximas décadas.

Os dados coletados a partir de dois telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO) foram analisados por uma equipe de cientistas entre 2000 e 2014, além de observações feitas entre janeiro e março de 2016.

Continua depois da publicidade

A equipe concluiu com as observações que o Próxima B orbita a Próxima Centauri a cada 11,2 dias a uma distância de cerca de 7,5 milhões de km de sua estrela, cerca de 5% a distância entre a Terra e o Sol. O planeta tem uma massa equivalente a cerca de 1,3 vez a da Terra.

Apesar de ser a estrela mais próxima de nós, a Proxima Centauri fica a uma distância de 4,2 anos-luz do nosso Sistema Solar. E assim, com a tecnologia atual, uma viagem ao novo planeta demoraria milhares de ano.

“Ser bem-sucedido na busca do planeta terrestre mais próximo fora do Sistema Solar foi uma experiência de uma vida, e resultou da dedicação e da paixão de vários pesquisadores internacionais. Esperamos que essas descobertas inspirem futuras gerações a continuarem procurando além das estrelas. A busca por vida no planeta Proxima b vem em seguida”, afirmou Anglada-Escudé.

Continua depois da publicidade

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.