Publicidade
SÃO PAULO – A Chinalco conseguiu nesta quarta-feira (25) a autorização da agência reguladora australiana para dar continuidade à proposta de investimento na Rio Tinto, que prevê a compra de US$ 19,5 bilhões entre títulos e ações da mineradora.
De acordo com a gigante chinesa, a Comissão Australiana de Consumo e Concorrência decidiu dar o aval à operação pois acreditou que o acordo não irá afetar os mercados de minério de ferro, cobre, alumínio e bauxita ao redor do globo.
“A Chinalco e a Rio Tinto não terão a habilidade de, juntas, reduzirem os preços do minério de ferro para baixo dos níveis competitivos”, informou a agência reguladora em comunicado divulgado nesta manhã.
Não perca a oportunidade!
Acordo bilionário
Desde meados de fevereiro, a fabricante de alumínio afirmou que está disposta a investir US$ 19,5 bilhões na mineradora australiana, através da compra de títulos e ações.
Porém, a proposta depende do aval do governo australiano e dos acionistas da Rio Tinto para se tornar realidade, o que poderá levar algum tempo devido à resistência que alguns investidores estão tendo para aprovar a medida.
Segundo matéria divulgada no jornal Financial Times no mês passado, existe o receio de que o acordo possa deixar os acionistas mais diluídos no grupo, além de ter havido certo desconforto com a falta de participação dos acionistas na hora de discutir o caso.