China torna América Latina mais resistente a choques externos, diz Moody’s

Comércio entre região e gigante asiático beneficia rating dos países, com elevação histórica dos preços de commodities

Publicidade

SÃO PAULO – O forte crescimento econômico da China torna os países da América Latina mais resistentes a choques adversos, segundo o analista Sérgio Valderrama, da agência de classificação de risco Moody’s.

Segundo relatório da agência, a região e o país asiáticos são “parceiros econômicos naturais”. Além da complementaridade, o analista destaca que a trajetória econômica chinesa tem contribuído para a elevação histórica dos preços de commodities, beneficiando a maioria dos países da região.

Destino manifesto
Por fim, o analista acredita que o caminho trilhado por Brasil, Chile e Perú – que tiveram seus ratings elevados significativamente desde 2005 – deverá ser seguido por outros países da região.

Entre os três principais destinos de exportações para países como Brasil e Argentina, a Chinh viu suas importações da região saltarem mais de 20% anualmente.