Crise de energia

China pede que mineradoras produzam carvão mesmo acima de cotas

Mineradoras têm relutado em produzir mais, pois operações devem agora atender a padrões ambientais mais rigorosos sob as metas verdes de Xi Jinping

arrow_forwardMais sobre
Mina de carvão na Indonésia
(Dominik Vanyi/Unsplash)

(Bloomberg) – O governo da China disse às mineradoras estatais que produzam carvão com capacidade máxima até o fim do ano, mesmo que superem os limites de cotas anuais, em meio às restrições da crise de energia.

A diretiva, juntamente com outras medidas para garantir o abastecimento de energia no inverno chinês a todo custo, foi destacada durante reuniões de emergência esta semana em Pequim, segundo pessoas a par do assunto. Elevar a produção nacional de carvão térmico é fundamental, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas.

O governo tem realizado uma série de reuniões com executivos de empresas esta semana, em um sinal da gravidade da situação na China. Muitas regiões tiveram que reduzir o fornecimento de eletricidade ao setor industrial, enquanto algumas áreas residenciais ficaram sem energia devido à escassez que atinge a segunda maior economia do mundo.

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, prometeu todos os esforços para garantir o crescimento econômico. A China quer se assegurar de que as necessidades básicas sejam atendidas e manterá a estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos, disse Li à Rádio Nacional da China durante reunião com diplomatas estrangeiros na quinta-feira.

Ligações para o Conselho de Estado, o gabinete da China, não foram atendidas.

Os problemas da China também provocam turbulência nos mercados globais de commodities e impulsionam os preços de diversas matérias-primas, dos fertilizantes ao silício. Autoridades podem estar especialmente preocupadas com a segurança energética este ano, e também com os Jogos Olímpicos de Inverno que serão realizados em Pequim e arredores em fevereiro.

Mineradoras de carvão chinesas, especialmente as do setor privado, têm relutado em produzir mais, pois qualquer operação nova ou reaberta deve atender a padrões ambientais mais rigorosos sob as metas verdes do presidente Xi Jinping.

Os futuros do carvão chinês atingiram recorde na quinta-feira, antes do feriado de uma semana. Os preços mais do que dobraram este ano em meio à crescente demanda por eletricidade das fábricas e ao lento crescimento da produção das minas.

Especialistas certificados das maiores corretoras do Brasil ensinam como ir do básico à renda extra crescente operando como trader na Bolsa de Valores. Inscreva-se Grátis.

PUBLICIDADE