China, Índia e Alemanha abatem milhares de aves para conter episódios de gripe aviária

Em 2013, surto matou dezenas de pessoas e causou bilhões de dólares em prejuízos somente na economia chinesa

Fernando Ladeira

Publicidade

China, Índia e Alemanha anunciaram nesta terça-feira o abate de milhares de aves para conter episódios de gripe aviária, somando-se a outros casos reportados nas últimas semanas tanto na Ásia quanto na Europa.

Na região chinesa de Xinjiang, o Ministério da Agricultura do país informou ter abatido mais de 55 mil frangos e outras aves. O vírus do subtipo H5N6 foi confirmado na cidade de Yining, matando 10.716 aves. Esse é o quarto surto de gripe aviária no país desde outubro, elevando o número total de abates desde então para mais de 170 mil aves. Esses casos são mais comuns durante o inverno, que perdura até março.

O último grande surto de gripe aviária na China foi em 2013, matando 36 pessoas e causando mais de 6 bilhões de dólares em perdas para o setor agrícola. Neste inverno chinês, foram reportados até o momento sete pessoas infectadas com a gripe aviária H7N9 e duas mortes.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dessa vez, há ainda temores sobre a propagação da gripe aviária em outros países asiáticos, com a Coreia do Sul tentando conter seu pior surto e países como Japão e Índia também anunciando abates de aves. Na Índia, as autoridades veterinárias confirmaram nessa manhã o abate de mais de 2.500 galinhas e outras aves após quatro corvos e outras três aves testarem positivo para o vírus do subtipo H5N1, considerado altamente patológico – podendo ser transmitido para animais como porcos, cavalos, gatos, cachorros e, às vezes, humanos.

O caso ocorreu próximo à capital do estado de Odisha, no vilarejo de Keranga. “Emitimos um aviso para seguir medidas imediatas para completar as operações de abate, segurança e saneamento na área infectada”, disse o comissário estadual do Departamento de Desenvolvimento de Pesca e Recursos Animais, Bishnupada Sethi, à Reuters.

Na Europa, essa também é uma preocupação. O Ministério da Agricultura da Baixa Saxônia, na Alemanha, anunciou nessa terça-feira o abate de cerca de 55 mil perus, galinhas e patos. O vírus identificado é do subtipo H5N8, tido como altamente contagioso, e foi encontrado em fazendas de uma importante região de produção avícola no estado da Baixa Saxônia. O abate na Alemanha foi iniciado durante o fim de semana do Natal e deve ser concluído ainda hoje.

Continua depois da publicidade

Vários países europeus e Israel encontraram casos de gripe aviária do vírus H5N8 nas últimas semanas e alguns ordenaram que as aves fossem mantidas em ambiente fechado para evitar a propagação da doença. A França ampliou as restrições de alto risco para todo o país, após a detecção de vários casos do vírus H5N8.

(Com Reuters)

Tópicos relacionados