China impõe lockdown total para 25 milhões em Xangai para tentar conter surto de Covid

Centro financeiro chinês teve 13,3 mil casos em 24h, o que elevou o total de infecções para mais de 73 mil infecções no atual surto da doença

ANSA Brasil

(Pixabay)

Publicidade

Autoridades chinesas ampliaram na terça-feira (5) o lockdown em Xangai para abranger todos os 25 milhões de habitantes, na tentativa de conter um surto da Covid-19 na cidade.

Até segunda, a medida era válida apenas para as regiões leste e oeste do centro financeiro chinês. Agora, nenhum morador pode deixar sua área residencial.

O lockdown mais amplo ocorre após testes mostrarem que os casos assintomáticos de Covid-19 aumentaram para 13.354 nas 24 horas anteriores. Com isso, já são mais de 73 mil infecções nesta última onda da doença, que começou em março.

Continua depois da publicidade

“A prevenção e o controle da epidemia em Xangai estão no estágio mais difícil e crítico”, disse Wu Qianyu, autoridade da comissão municipal de saúde. “Precisamos aderir à política geral de liberação dinâmica sem hesitação, sem vacilar.”

Cerca de 47,7 mil leitos foram instalados em uma série de hospitais temporários recém-construídos na cidade (e outros 30 mil estão em preparação).

Gu Honghui, vice-secretário geral do governo municipal, disse que um total de 62 locais foram designados para quarentena temporária, incluindo hotéis, estádios, centros de exposições e treinamentos.

Continua depois da publicidade

Os quase 15 mil leitos de enfermarias do maior hospital temporário da cidade, no Xangai New International Expo Center, estão em uso por pacientes infectados, segundo o governo municipal.

Autoridades chinesas informaram ainda que em um dia cerca de 4 mil pacientes foram admitidos na primeira área de quarentena para pais e filhos da cidade.

Ainda não investe no exterior? Estrategista da XP dá aula gratuita sobre como virar sócio das maiores empresas do mundo, direto do seu celular – e sem falar inglês