China estuda controle de preços do carvão para segurar inflação

Medida seria mais um passo na campanha bem-sucedida da China iniciada em abril para esfriar o rali das commodities

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — As medidas da China para controlar os custos das matérias-primas poderiam incluir limites de preços no mercado de carvão, destacando a determinação do governo chinês para combater a inflação.

O governo de Pequim considera impor um limite para o preço do carvão térmico com o objetivo de controlar os altos custos de energia antes do pico de demanda no verão. A medida seria mais um passo na campanha bem-sucedida da China iniciada em abril para esfriar o rali das commodities e evitar que pressões inflacionárias afetem a economia.

Uma ideia em discussão para o carvão é limitar o preço de venda de mineradoras, de acordo com pessoas a par do plano, que não quiseram ser identificadas. Yulin, uma importante base de produção na província de Shaanxi, no noroeste do país, já começou a testar um teto de preços, disse uma das pessoas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outra possibilidade é impor um limite de 900 yuans (US$ 141) ou 930 yuans por tonelada sobre o preço de referência no porto de Qinhuangdao, o que influenciaria outros mercados no país, disseram as fontes. Nesse cenário, as usinas seriam informadas pelas autoridades de que não podem comprar carvão acima desse nível. O segundo plano está sendo testado no porto por algumas geradoras estatais, disse uma das pessoas.

Nenhuma decisão foi tomada sobre a adoção de controles de preços, e os planos estão sujeitos a mudanças, segundo as fontes. Um fax para a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, na sigla em inglês), a principal agência de planejamento da China, não obteve resposta.

Os contratos futuros de carvão térmico em Zhengzhou perderam força após a notícia do possível limite de preço, assim como as ações da China Shenhua Energy, a maior mineradora do país.

Continua depois da publicidade

O preço no porto de Qinhuangdao atingiu recorde de 962 yuans em 19 de maio. Desde então, caiu para 865 yuans por tonelada – ainda bem acima da média histórica de 547 yuans – depois que o governo intensificou a campanha para esvaziar uma bolha de commodities que teria crescido em parte pela demanda de especuladores e investidores que acumulam apostas em um ativo.

A China produz e usa principalmente o próprio carvão, e a cadeia de suprimentos é dominada por estatais. Mas o precedente de impor controles de preços ainda pode abalar outros mercados de commodities que dependem de importações e do setor privado, devido ao maior escrutínio do governo de Pequim sobre os ralis recordes de várias matérias-primas como cobre, minério de ferro e milho.

As commodities industriais negociadas na China caíram em relação às máximas históricas nas últimas semanas. Em maio, a inflação ao produtor na China subiu para o nível mais alto desde 2008. Em mais uma medida para evitar que os consumidores sintam o aperto, a NDRC planeja elevar os estoques estatais de carne suína e aumentar a supervisão de outros mercados de alimentos básicos.

Continua depois da publicidade

O mercado de carvão se aqueceu neste ano devido a uma combinação de fatores, como a forte recuperação econômica da pandemia, restrições à produção doméstica depois de uma série de acidentes fatais e controles de importação.

Para entender como operar na bolsa através da análise técnica, inscreva-se no curso gratuito A Hora da Ação, com André Moraes.