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CEO da Lyft pede desculpas por erro que fez ação saltar 67%: ‘Foi um zero a mais’

Concorrente da Uber nos EUA viu as ações subirem após um erro de digitação em comunicado de imprensa sobre o balanço

Bloomberg

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Bloomberg — O CEO da Lyft (LYFT), David Risher, apresentou um pedido de desculpas depois de um erro de digitação inflar inadvertidamente a perspectiva de lucros da empresa na terça-feira (13), fazendo as ações dispararem momentaneamente.

“Em primeiro lugar, é culpa minha”, disse Risher em uma entrevista à Bloomberg Television na última semana, na quarta-feira (14), assumindo a culpa por um erro de digitação em um comunicado de imprensa divulgado na véspera que projetava erroneamente que uma medida da margem de lucros expandiria em 500 pontos-base (5 pontos percentuais). Na realidade, a Lyft espera que as margens cresçam 50 pontos-base (0,5 ponto percentual). “Foi um erro grave”, disse ele, “mas foi um zero a mais em um comunicado de imprensa”.

O erro de digitação, que apareceu em vários documentos da empresa na terça-feira, ajudou a impulsionar uma alta de 67% nas ações da Lyft na negociação pós-mercado.

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O erro foi grave, disse Risher. Mas não deveria tirar o mérito do desempenho financeiro “arrasador” da Lyft, disse ele. A empresa informou que as vendas brutas saltaram 17% no quarto trimestre em relação ao ano anterior, para US$ 3,72 bilhões, superando as estimativas de US$ 3,67 bilhões. Risher disse que sua equipe na Lyft estava levando o erro muito a sério e observou que foi corrigido “dentro de segundos após ser encontrado”.

Mas, em uma teleconferência com analistas para discutir os resultados trimestrais, os executivos da Lyft não mencionaram imediatamente o erro em suas observações iniciais. A diretora financeira da Lyft, Erin Brewer, apenas começou a se referir à perspectiva da empresa para uma expansão de 50 pontos-base. Foi apenas mais tarde na teleconferência, quando um analista apontou a discrepância, que Brewer reconheceu que sua perspectiva era “na verdade uma correção do comunicado de imprensa”.

A empresa eventualmente corrigiu sua declaração e seus documentos regulatórios. É um “momento vergonhoso” para a Lyft, disse Dan Ives, analista da Wedbush Securities, “uma gafe de proporções épicas”. Ele disse por e-mail que “nunca vi um erro assim em quase 25 anos em Wall Street”. Quando perguntado se alguém perderia o emprego como resultado do erro, Risher disse que o cargo da CFO está “100% seguro”.

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Ele acrescentou que “não estamos no ponto em que os comunicados de imprensa podem ser escritos por IA – pelo menos não os comunicados de imprensa financeiros, de jeito nenhum”. Sob o comando de Risher, a Lyft cortou centenas de empregos desde o final de 2022 como parte de uma reestruturação, incluindo posições em comunicações corporativas, política e operações de funcionários.

O erro ofuscou o que, de outra forma, teria sido um resultado sólido que superou as projeções de lucro e vendas brutas, após um esforço de vários anos para aumentar o número de passageiros e desafiar a Uber Technologies (UBER). As ações da Lyft subiram 32% às 12h25 em Nova York, a maior alta em quase quatro anos. Na verdade, tanto a Lyft quanto a Uber entregaram fortes balanços neste trimestre, sugerindo um crescimento contínuo na demanda de passageiros desde uma queda durante a pandemia. As duas empresas gastaram intensamente para recrutar e reter motoristas para atender ao aumento de pedidos.

Risher, que assumiu o comando há menos de um ano, concentrou as operações na satisfação do cliente e enfatizou um retorno aos princípios básicos na tentativa de reduzir a diferença em relação à Uber.

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A Lyft gastou milhões de dólares para atrair motoristas, mas teve dificuldade em aumentar sua base de passageiros. A Lyft disse que o número de passageiros ativos em sua plataforma aumentou 10% no quarto trimestre em relação ao ano anterior, para 22,4 milhões. No ano passado, a Lyft teve mais de 40 milhões de passageiros, o maior número anual de passageiros em sua história. “Entramos em 2024 com muito momentum e um foco claro na excelência operacional”, disse a CFO Brewer, posicionando a empresa para “impulsionar uma expansão de margem significativa e nosso primeiro ano completo de fluxo de caixa livre positivo”.

No período atual, a Lyft projetou lucros ajustados de até US$ 55 milhões nos primeiros três meses do ano, superando as estimativas dos analistas de US$ 49,5 milhões. Mas a Lyft ainda está atrás da Uber. De acordo com a empresa de pesquisa de mercado YipitData, a Lyft detém cerca de 30% do mercado de compartilhamento de carros dos EUA, em comparação com 70% da Uber desde o segundo trimestre de 2022. Na semana anterior, a Uber relatou seu ano completo de lucro como empresa de capital aberto e disse que as corridas aumentaram 24% no trimestre para 2,6 bilhões.

A Lyft disse que os lucros ajustados antes de juros, impostos, depreciação e amortização foram de US$ 66,6 milhões no quarto trimestre, superando os US$ 56 milhões estimados pelos analistas. Ela relatou um prejuízo líquido de US$ 26,3 milhões. Como muitos segmentos da economia dos EUA, a Lyft também viu um aumento nas viagens.

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Eventos de estádio com alta frequência de público, como shows de Taylor Swift e Beyonce, o US Open e jogos de futebol ajudaram a impulsionar as viagens em 35%, disse a Lyft. Como parte dos esforços para reter motoristas e promover transparência salarial, a Lyft disse no início deste mês que os motoristas ganharão pelo menos 70% do valor que os passageiros pagam semanalmente, excluindo taxas externas.

Mas os trabalhadores dizem que não é suficiente. Motoristas do Uber e da Lyft estavam em greve no Dia dos Namorados para chamar a atenção para os baixos salários e o que afirmam ser um tratamento ruim pelas empresas de aplicativos, segundo uma coalizão representando motoristas.

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