Cenário segue favorecendo o ingresso de recursos e dólar comercial abre em queda

O mercado também analisa o comportamento dos preços internos e aguarda a ata da última reunião do Copom

Publicidade

SÃO PAULO – O dólar comercial abriu em queda com o mercado atento ao comportamento dos preços, aguardando a ata do Copom e pressionado também pelo ingresso de recursos externos. O menor rendimento oferecido pelos Treasuries beneficia.

Já na próxima quinta-feira será divulgada a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), cujo conteúdo poderá trazer indicações sobre quais serão as próximas decisões da autoridade monetária em relação ao juro básico.

Neste sentido, apesar das expectativas apontarem para novas reduções na Selic, o elevado patamar das taxas de juros internas, aliado à melhora na percepção de risco para a economia doméstica, continua favorecendo o ingresso de recursos no país, valorizando a moeda local.

Inflação e atuação do BC

Quanto à inflação, os resultados do IGP-10 (Índice Geral de Preços -10) de março revelaram uma deflação de 0,03% no período, ante à alta de 0,17% registrada pelo indicador no mês de fevereiro.

Além disso, mais uma vez o Banco Central não realizará leilão de swap cambial reverso. Estas operações, por terem o efeito de uma compra de dólares no mercado futuro tendem a impulsionar os preços do dólar ou, ao menos, minimizar a desvalorização da moeda estrangeira.

Dólar abre em queda

Com a
variação desta quarta-feira, a moeda norte-americana registra queda de 1,03%
neste mês de março e uma desvalorização de 8,78% desde o início do ano.

Continua depois da publicidade

<!–
Confira a variação do dólar durante os últimos 30 dias:

–>