Cenário-base é alta de inflação temporária e transitória, diz presidente do Fed

"A economia está reabrindo, mas é improvável uma alta da inflação longa. Será temporária", destacou Powell

Estadão Conteúdo

Publicidade

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, avalia que a inflação nos EUA no curto prazo continuará em processo de pleno controle pela autoridade monetária, pois mesmo com a elevação que deve ocorrer nos próximos meses por fatores estatísticos e por causa da recuperação do nível de atividade do país, ela será transitória.

“A economia está reabrindo, mas é improvável uma alta da inflação longa. Será temporária”, destacou Powell. “Nosso cenário-base é de aumento temporário de inflação”, frisou.

Questionado em evento do Fundo Monetário Internacional (FMI) o que o Fed poderá fazer caso os índices de preços subam de forma excessiva nos EUA, ele respondeu: “Temos instrumentos e vamos utilizá-los se necessário para levar a inflação mais alta para baixo.”

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ele destacou que a elevação dos juros é o principal instrumento para conter elevação excessiva de preços, se ela ocorrer. Mas o dirigente repetiu por duas vezes que o cenário-base é de inflação transitória.

Entenda o método para realizar análises e não se perder em momentos turbulentos. A série gratuita One Good Trader, com Gilberto Coelho, te ensina como – inscreva-se!