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SÃO PAULO – As empresas de telefonia celular Brasil Telecom, TIM, Oi, Amazônia Celular e Claro foram as líderes de reclamações dos consumidores no nono mês do ano, de acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgados nesta sexta-feira (17).
De 1º a 30 de setembro, o índice de reclamações das empresas na Central de Atendimento da Anatel foi de 0,423 (a cada mil assinantes) para a Brasil Telecom, 0,404 para a TIM, 0,383 para Oi, 0,253 para a Amazônica Celular e 0,253 para a Claro.
Ranking
Entre agosto e setembro de 2008, cinco das nove operadoras de serviço móvel pessoal analisadas apresentaram queda no índice de reclamações, enquanto o restante apresentou queda.
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Já em um ano, o indicador diminuiu para a Oi, Telemig, CTBC e Vivo, com elevação para as demais operadoras. Na tabela a seguir, é possível conferir os indicadores de agosto e setembro de 2008 e setembro do ano passado:
| Reclamações a cada mil assinantes | |||
| Operadora | Setembro 2008 | Agosto 2008 | Setembro 2007 |
| Brasil Telecom | 0,423 | 0,391 | 0,351 |
| TIM | 0,404 | 0,402 | 0,393 |
| Oi | 0,383 | 0,386 | 0,407 |
| Amazônia Celular | 0,253 | 0,201 | 0,083 |
| Claro | 0,253 | 0,255 | 0,144 |
| Telemig | 0,222 | 0,238 | 0,246 |
| Vivo | 0,183 | 0,218 | 0,234 |
| CTBC | 0,149 | 0,226 | 0,238 |
| Sercomtel Celular | 0,125 | 0,070 | 0,048 |
Fonte: Anatel
Telefonia fixa
No nono mês deste ano, a Telefônica foi a líder de reclamações dos consumidores entre as operadoras de telefonia fixa na modalidade local, com índice de 1,102 a cada mil assinantes. Embratel e Brasil Telecom vieram em seguida, com 1,046 e 1,010, respectivamente.
Na modalidade de longa distância nacional, a Telefônica também ficou com o primeiro lugar do ranking, com índice de reclamações de 0,073, seguida da GVT (0,067) e da Brasil Telecom (0,052).