Celulares: Brasil Telecom, TIM e Oi são líderes de reclamações em setembro

O índice das empresas na Central de Atendimento da Anatel foi de 0,423, 0,404 e 0,383, respectivamente

Publicidade

SÃO PAULO – As empresas de telefonia celular Brasil Telecom, TIM, Oi, Amazônia Celular e Claro foram as líderes de reclamações dos consumidores no nono mês do ano, de acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgados nesta sexta-feira (17).

De 1º a 30 de setembro, o índice de reclamações das empresas na Central de Atendimento da Anatel foi de 0,423 (a cada mil assinantes) para a Brasil Telecom, 0,404 para a TIM, 0,383 para Oi, 0,253 para a Amazônica Celular e 0,253 para a Claro.

Ranking

Entre agosto e setembro de 2008, cinco das nove operadoras de serviço móvel pessoal analisadas apresentaram queda no índice de reclamações, enquanto o restante apresentou queda.

Continua depois da publicidade

Já em um ano, o indicador diminuiu para a Oi, Telemig, CTBC e Vivo, com elevação para as demais operadoras. Na tabela a seguir, é possível conferir os indicadores de agosto e setembro de 2008 e setembro do ano passado:

Reclamações a cada mil assinantes
Operadora Setembro 2008 Agosto 2008 Setembro 2007
Brasil Telecom 0,423 0,391 0,351
TIM 0,404 0,402 0,393
Oi 0,383 0,386 0,407
Amazônia Celular 0,253 0,201 0,083
Claro 0,253 0,255 0,144
Telemig 0,222 0,238 0,246
Vivo 0,183 0,218 0,234
CTBC 0,149 0,226 0,238
Sercomtel Celular 0,125 0,070 0,048

Fonte: Anatel

Telefonia fixa

No nono mês deste ano, a Telefônica foi a líder de reclamações dos consumidores entre as operadoras de telefonia fixa na modalidade local, com índice de 1,102 a cada mil assinantes. Embratel e Brasil Telecom vieram em seguida, com 1,046 e 1,010, respectivamente.

Na modalidade de longa distância nacional, a Telefônica também ficou com o primeiro lugar do ranking, com índice de reclamações de 0,073, seguida da GVT (0,067) e da Brasil Telecom (0,052).