Publicidade
A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou na madrugada de hoje grande parte do pacote econômico elaborado pelo novo ministro da Economia do país, Domingo Cavallo. Entre as medidas da chamada “Lei de Competitividade” aprovadas estão a criação de um imposto de 0,6% sobre operações financeiras em contas correntes, nos moldes da CPMF brasileira; a obrigação de que operações superiores a US$ 1 mil sejam realizadas através de cheques ou cartão de crédito, para facilitar a fiscalização; além da permissão ao Executivo para que este possa modificar impostos e reformar a estrutura do Estado.
Apesar disso, a oposição barrou os poderes especiais que permitiriam ao Executivo privatizar instituições, despedir empregados públicos e reformar as leis trabalhistas e previdenciárias. Esses pontos serão estudados mais minuciosamente pelos deputados.
Nessa sexta-feira, Domingo Cavallo encontra-se em Brasília com os ministros brasileiros das Relações Exteriores, Celso Lafer; da Fazenda, Pedro Malan; e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alcides Tápias. Cavallo pretende explicar as medidas econômicas e propor a redução das tarifas de importação de bens de capital, assim como o aumento das taxas sobre produtos de consumo importados pela Argentina.