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SÃO PAULO – O Brasil não tem carro popular à venda. Essa é a análise do consultor de mercado da Molicar, Vitor Meizikas Filho, que afirma que, para ser considerado popular, um carro deveria custar entre R$ 11 mil e R$ 12 mil.
“O próprio Mille, que tem o menor preço, custa o dobro disso”, afirma ele, se referindo ao modelo da montadora Fiat. “Muito carro velho hoje custa isso”, completa.
O carro mencionado por Meizikas é vendido no Brasil por R$ 23 mil, sendo que o único carro que possui um preço menor é o Effa M100, que chegou recentemente ao mercado brasileiro custando R$ 22,9 mil.
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Sem carro barato
Uma lista com os carros mais baratos do mundo, divulgada pela revista americana Forbes, não incluía nenhum carro comercializado no Brasil, sendo que o País não foi nem analisado para isso.
Para Meizikas, a revista não poderia ter agido de forma diferente. “O Brasil não tem carro barato. A carga tributária aqui é muito alta”, afirma. O consultor também informa que, mesmo o Tata Nano, o indiano mais barato do mundo (US$ 2,5 mil), com a carga tributária brasileira, não ficaria tão barato assim, com o preço atingindo R$ 12 mil.
Além disso, comparando os carros mais baratos vendidos no Brasil e os vendidos em outros países, Meizikas afirma que os nacionais oferecem muito menos vantagens. “Em outros países, air bag e ABS fazem parte do veículo, e aqui no Brasil, um carro com isso é top de linha”, afirma.