Carrefour Brasil (CRFB3): vendas consolidadas somam R$ 28,2 bilhões no 3º trimestre, queda anual de 3,9%

O resultado se deveu à queda de 2,7% nas vendas mesmas lojas de 2,7% no Atacadão e de 7,7% no Carrefour Varejo ex-gasolina

Estadão Conteúdo

Publicidade

As vendas consolidadas do Grupo Carrefour Brasil (CRFB3) totalizaram R$ 28,2 bilhões no terceiro trimestre de 2023, uma queda de 3,9% na comparação com o mesmo período de 2022, segundo dados preliminares.

O resultado se deveu à queda de 2,7% nas vendas LFL (referências a vendas mesmas lojas, like-for-like) de 2,7% no Atacadão e de 7,7% no Carrefour Varejo ex-gasolina. Já o Sam’s Club registrou crescimento de 2,0% de crescimento na mesma base de comparação.

“As vendas foram impactadas pela deflação alimentar (-3,0% no trimestre e -0,8% nos últimos 12 meses, segundo o IBGE) e pela pressão de volumes”, afirma o Carrefour.

Continua depois da publicidade

As vendas brutas do segmento de atacarejo permaneceram estáveis na comparação com o terceiro trimestre de 2022, em R$ 19,7 bilhões. “Continuamos a ver clientes B2B desestocando, principalmente no início do trimestre, e comprando em padrões mais fracionados, resultando em menor ticket médio e maior número de tickets”, explica.

Já as vendas brutas do varejo caíram 15,3% na comparação anualizada, para R$ 7,0 bilhões. “A queda nas vendas foi resultado principalmente da redução de 17% na área de vendas, com a conversão de 32 lojas de varejo (27 Hipermercados BIG, 2 Todo Dia e 3 Hipermercados Carrefour) em lojas Atacadão”, diz.

Os segmentos do atacarejo e do varejo representaram 70% e 25%, respectivamente, das vendas brutas totais do Carrefour no terceiro trimestre de 2023.

Continua depois da publicidade

O GMV total atingiu R$ 2,5 bilhões, o que representou um acréscimo de 49,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pela expansão de 116,7% do 1P Alimentar em relação ao mesmo período de 2022.

O faturamento bruto do Banco Carrefour atingiu R$ 15,1 bilhões no terceiro trimestre, tendo crescido 13,1% ante julho a setembro de 2022. Segundo o Carrefour, isso se dá “à medida que continuamos a captar novos clientes em lojas recentemente convertidas”.

O Carrefour relata, ainda, ter inaugurado 3 novas lojas de atacarejo nos Estados de São Paulo (2) e Mato Grosso do Sul (1) no terceiro trimestre. “Também inauguramos 3 novas lojas Carrefour Express no Estado de São Paulo”, acrescenta.