Campanha da Skol irrita mulheres – que alteraram a mensagem de outdoor

A mensagem original do outdoor, "Esqueci o 'não' em casa", foi corrigada para "Esqueci o 'não' em casa. E trouxe o nunca"

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – A Skol lançou uma nova campanha de Carnaval – e uma das peças da campanha, um outdoor em São Paulo, chamou a atenção de duas mulheres.

“Esqueci o ‘não’ em casa”, diz o outdoor da Skol. A mensagem, embora pareça simples, implícita um conteúdo um tanto polêmico: que as mulheres não dirão “não” nesse Carnaval, e se disserem, ele pode ter outro significado.

Pri Ferrari, publicitária e ilustradora, e Mila Alves, jornalista, resolveram corrigir a mensagem com um rolo de fita isolante: “Esqueci o ‘não’ em casa. E trouxe o nunca”, foi a nova mensagem.

Continua depois da publicidade

“O maior absurdo pra mim foi uma empresa do porte da Ambev – e também uma grande patrocinadora do Carnaval – não problematizar uma frase tão pejorativa como ‘esqueci o meu não em casa’”, disse Pri Ferrari ao InfoMoney. “É uma frase que incentiva as pessoas a toparem tudo e a não respeitar o ‘não’ do próximo”.

A fotografia de Mila e Pri foi publicada ontem e já tem mais de 21 mil curtidas no Facebook. Em seu post, Pri conta que o objetivo da intervenção não era destruir a infraestrutura do outdoor, e sim a campanha.

Em resposta à publicitária, o diretor de comunicação da Ambev, Alexandre Loures, disse que fará uma força-tarefa para remover a campanha das ruas e suspender sua veiculação.

Continua depois da publicidade

“Penso que foi irresponsável. É comum no processo de criação de conceito as pessoas darem ideias ruins, mas isso não poderia ter passado por todo mundo. Só mosra como a cultura do estupro tá enraizada na sociedade e como tudo é visto como normal”, comentou Pri.

O InfoMoney entrou em contato com a Skol, que se posicionou: “As peças em questão fazem parte da nossa campanha “Viva RedONdo”, que tem como mote aceitar os convites da vida e aproveitar os bons momentos. No entanto, fomos alertados nas redes sociais que parte de nossa comunicação poderia resultar em um entendimento dúbio. E, por respeito à diversidade de opiniões, substituiremos as frases atuais por mensagens mais claras e positivas, que trasmitam o mesmo conceito.  Repudiamos todo e qualquer ato de violência seja física ou emocional e reiteramos o nosso compromisso com o consumo responsável. Agradecemos a todos os comentários.”