Conversibilidade do real: entenda o que é e o que o BC pretende fazer

Rodrigo Vieira, sócio da PG Advogados, participou do programa Câmbio, apresentado pelo professor do curso Dólar para Investidores do InfoMoney, Gustavo Cunha. 

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – No final de maio, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou o lançamento da agenda de trabalho reestruturada do BC, e destacou a necessidade de medidas de simplificação do câmbio no país.

Entre os objetivos do BC está a conversibilidade do real, o que permitiria, no futuro, a abertura de contas em dólares no Brasil.

Para Rodrigo Vieira, sócio da PG Advogados, a conversibilidade do real é um projeto complexo, que deve demandar grande esforço regulatório. “É Mais complicado do que se pode imaginar. Hoje temos grande parte das normas cambiais em resoluções do CMN (Conselho Monetário Internacional) e em circulares do BC. Temos leis, como a 4.131, e a 11.371, que teriam que ser alteradas, e isso envolveria um processo de aprovação no Congresso Nacional”, disse, durante entrevista ao programa Câmbio.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O programa é apresentado semanalmente pelo professor do curso Dólar para Investidores do InfoMoney, Gustavo Cunha. 

Assista ao programa na íntegra clicando no player no início da matéria.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip