Entenda a diferença de preço do real ante o dólar no Brasil e no exterior

O programa "Câmbio", apresentado pelo investidor e consultor financeiro Gustavo Cunha, trouxe Gabriel Aguilera, co-head da mesa de NDF da XP investimentos, para falar sobre o preço do real x dólar no mercado "onshore" e "offshore"  

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – O programa “Câmbio”, apresentado pelo professor do curso dólar para investidores do InfoMoney, Gustavo Cunha, estreou esta semana na InfoMoney TV, e trouxe como convidado Gabriel Aguilera, co-head da mesa de NDF da XP investimentos.

O tema do primeiro programa foi a diferença de preço de real/dólar no mercado “onshore” e “offshore” – ou seja, no Brasil e no exterior. Aguilera explicou que um investidor que que está comprado ou vendido no dólar em relação ao real precisa fazer um hedge da taxa de juros e do cupom cambial.

No entanto, se a operação for realizada offshore, acontece um gap (diferença) entre a posição que foi “hedgeada” no Brasil e a posição no exterior. “Este é o risco que chamamos de ‘on off’, ou seja, a diferença entre a cotação do onshore e do offshore”, explicou Aguilera .

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Essa diferença acontece por causa do fluxo – ou seja, a oferta e a demanda pelas operações, ou mesmo por conta de alguma regulação específica – como a cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) estipulada pelo governo em 2011 para posições vendidas com derivativos.

Saiba como proteger a carteira, aproveitar a volatilidade local ou surfar oportunidades no exterior com investimentos em dólar e outras moedas

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip