Por que o Banco Central de Campos Neto deve continuar com as intervenções no câmbio

O artigo abaixo foi escrito por Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-presidente do BNDES e ex-ministro das Comunicações. Hoje, ele é presidente do conselho da fabricante chinesa de caminhões Foton no Brasil

Equipe InfoMoney

Publicidade

“O economista Roberto Campos Neto, indicado para a presidência do Banco Central, foi aprovado nesta terça-feira pelo  Senado. Desafios não faltam ao próximo presidente do BC. Um tema que prende a atenção de analistas e especuladores de plantão é se ele vai manter a mesma política de intervenções no câmbio que foi conduzida por Ilan Goldfajn, seu antecessor.

A maioria dos diretores chega ao Banco Central defendendo que o mercado de câmbio funcione livremente, sem intervenções. Ao menos na teoria, costumam seguir a linha de Gustavo Franco, ex-presidente do BC, que, nos primeiros anos do Plano Real, dizia que dólar e bananas tinham a mesma formação de preço. Com uma comparação simplória, ele procurava enfatizar que a lei da oferta e da demanda era suficiente para o mercado de câmbio, assim como era suficiente para o mercado de bananas.

Apesar disso, muitas vezes na nossa história, a necessidade de defender o real contra a volatilidade especulativa acabou se impondo. Durante a gestão do próprio Gustavo Franco, em 1998, o BC vendeu mais de US$ 40 bilhões em contratos de câmbio futuro na BM&F (que hoje faz parte da B3). A operação foi uma tentativa desesperada de manter a paridade entre o dólar e o real em meio à crise russa e às vésperas da reeleição de Fernando Henrique Cardoso. Acabou com a flutuação do real e um período de grande instabilidade. Pouco tempo depois, acertadas as posições entre comprados e vendidos, voltou uma flutuação tranquila.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em alguns momentos no passado, porém, tínhamos evidentes fragilidades externas que afetavam as cotações do câmbio. Hoje, a situação é bem diferente. Nossas contas com o exterior estão equilibradas, com um déficit em conta corrente inferior a 1% do PIB, uma entrada de capital de investimentos (FDIs) expressiva e um volume confortável de reservas internacionais para fazer frente a períodos de instabilidade.

Por que, então, o real continua sujeito a movimentos especulativos? Porque o mercado futuro de câmbio da B3 é o mais líquido, organizado e seguro do mundo emergente. Sendo assim, é o mercado realmente usado pelos investidores que buscam fazer hedge (proteção) ou especular com moedas de países emergentes. Quando alguém na Turquia quer se proteger contra a valorização do dólar, é na B3 que vai fazer uma posição comprada de dólares.

Ou seja, a relação entre real e dólar é apenas uma referência para quem opera com essas moedas. Em certos momentos, como agora, sua volatilidade tem muito pouco a ver com o ciclo da economia brasileira. Ainda assim, atrapalha a política monetária porque amplifica expectativas equivocadas—o que acaba motivando a atuação do BC.

Continua depois da publicidade

Várias gerações de profissionais que passaram pela mesa de câmbio do Banco Central operaram volumes substanciais de swap cambial, estabilizando com sucesso a formação da taxa de câmbio brasileira. Mesmo com toda a bagagem liberal, Campos Neto deve seguir o mesmo caminho, pois, no momento em que as expectativas com a reforma da previdência são positivas, não é hora de jogar fora essa experiência exitosa.”

Este artigo foi escrito por Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-presidente do BNDES e ex-ministro das Comunicações. Hoje, ele é presidente do conselho da fabricante chinesa de caminhões Foton no Brasil

Tenha acesso a um portfólio completo de investimentos. Abra uma conta gratuita na XP.