Por que a decisão de política monetária na Austrália está fazendo o real cair?

Os investidores estão, nesta semana, sem a referência de um importante mercado, o asiático

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – O dólar opera em alta ante o real nesta quarta-feira (6) acompanhando o movimento da moeda ante os emergentes após perdas significativas do dólar australiano em meio a mudança na perspectiva de política monetária do país para neutra.

Ontem, o Banco Central da Austrália (RBA, pela sigla em inglês) decidiu manter sua taxa básica de juros na mínima histórica de 1,5%, patamar em que se encontra desde agosto de 2016. A decisão veio em linha com as expectativas, mas o tom do comunicado mudou a sinalização de hawkish (agressiva, um aceno para alta das taxas) para neutra, o que empurrou a moeda para uma queda de 1,4% e aumentou o sentimento de risco.

Parece estranho que um evento tão localizado atinja o câmbio por aqui? O reflexo do movimento no câmbio australiano nas moedas de países emergentes ganhou amplitude porque os investidores estão, nesta semana, sem a referência de um importante mercado, o asiático. As bolsas por lá estão fechadas devido ao feriado de Ano Novo Lunar.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O feriado impõe pausa também nas negociações entre China e Estados Unidos para colocar fim à guerra comercial entre os países, deixando o mercado também sem esse importante termômetro para os negócios. 

Neste contexto, os investidores passam a focar em fatores específicos e o dólar sobe ante o real. Às 14h16, o contrato de dólar futuro com vencimento em março de 2019 tinha alta de 0,91%, cotado a R$ 3,707, e o dólar comercial subia 0,85%, para R$ 3,699.  

Não espere pela Previdência Social. Invista melhor seu dinheiro hoje: abra uma conta de investimentos na XP.

Continua depois da publicidade

(Com Bloomberg)