Em mercados / cambio

Por que a decisão de política monetária na Austrália está fazendo o real cair?

Os investidores estão, nesta semana, sem a referência de um importante mercado, o asiático

dólar alta dinheiro
(Shutterstock)

SÃO PAULO - O dólar opera em alta ante o real nesta quarta-feira (6) acompanhando o movimento da moeda ante os emergentes após perdas significativas do dólar australiano em meio a mudança na perspectiva de política monetária do país para neutra.

Ontem, o Banco Central da Austrália (RBA, pela sigla em inglês) decidiu manter sua taxa básica de juros na mínima histórica de 1,5%, patamar em que se encontra desde agosto de 2016. A decisão veio em linha com as expectativas, mas o tom do comunicado mudou a sinalização de hawkish (agressiva, um aceno para alta das taxas) para neutra, o que empurrou a moeda para uma queda de 1,4% e aumentou o sentimento de risco.

Parece estranho que um evento tão localizado atinja o câmbio por aqui? O reflexo do movimento no câmbio australiano nas moedas de países emergentes ganhou amplitude porque os investidores estão, nesta semana, sem a referência de um importante mercado, o asiático. As bolsas por lá estão fechadas devido ao feriado de Ano Novo Lunar.

O feriado impõe pausa também nas negociações entre China e Estados Unidos para colocar fim à guerra comercial entre os países, deixando o mercado também sem esse importante termômetro para os negócios. 

Neste contexto, os investidores passam a focar em fatores específicos e o dólar sobe ante o real. Às 14h16, o contrato de dólar futuro com vencimento em março de 2019 tinha alta de 0,91%, cotado a R$ 3,707, e o dólar comercial subia 0,85%, para R$ 3,699.  

Não espere pela Previdência Social. Invista melhor seu dinheiro hoje: abra uma conta de investimentos na XP.

(Com Bloomberg)

 

 

Contato