Paulo Guedes defende Ilan no BC e nega intenção de usar reservas internacionais

Fala do futuro ministro da Fazenda ajudou a aliviar o dólar nesta terça-feira, que chegou a subir no início da manhã

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Passada a eleição, a equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) começa a dar seus primeiro sinais de medidas que serão tomadas e após ser obrigado a ficar em silêncio no fim da campanha, o futuro ministro da Fazenda, Paulo Guedes começou a mostrar suas ideias.

Nesta terça-feira (30) ele negou que planeja usar as reservas internacionais do país, a não ser caso ocorra um ataque especulativo que fizesse o dólar disparar para R$ 5. A fala inclusive, já teve reação no mercado, levando o dólar a voltar para o patamar de R$ 3,68 por um momento.

Outra fala de Guedes considerada boa pelo mercado foi a defesa da permanência de Ilan Goldfajn no comando do Banco Central. Segundo ele, seria algo natural, apesar de não ser algo ainda definido. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Isso tem que combinar com a nossa equipe aqui dentro, tem que combinar com o Ilan. Estou dizendo que seria natural”, disse, acrescentando que o convite dependeria da vontade do atual presidente do BC. “Não quero convidar alguém que não tem o desejo de ficar. A motivação é fundamental”.

O economista também afirmou que o BC deve ser independente e ter mandato não coincidente com o do presidente da República. “Não podemos estar a cada eleição falando será que ele [presidente do Banco Central] fica? Será que ele não fica? Será que ele muda? Será que ele não muda? Então, teremos um Banco Central independente”, disse.

Assim como já havia feito ontem, Guedes reafirmou que a reforma da Previdência é uma prioridade do novo governo. Para ele, controlar os gastos públicos é uma necessidade para o país.

Continua depois da publicidade

E sobre a proposta, ele manteve o que já havia sido informado na campanha, de que será um regime previdenciário no modelo da capitalização.

Aproveite as oportunidades da Bolsa: abra uma conta na Clear com taxa ZERO de corretagem!

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.