Perda na especulação cambial em emergentes é recorde em agosto

A postura agressiva do banco central americano impulsionou o dólar para o maior nível em 14 meses

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) –  Agosto costuma ser um mês cruel nos mercados emergentes. Por um critério, o deste ano foi o pior da história. Um índice cambial Bloomberg que acompanha o retorno com operações de carry trade financiadas por posições vendidas em dólar em oito economias emergentes desabou 6 por cento — a maior queda em agosto desde que os dados começaram a ser compilados, em 1999.

A postura agressiva do banco central americano impulsionou o dólar para o maior nível em 14 meses, ao mesmo tempo em que crises cambiais da Turquia à Argentina e a guerra comercial com a China reduzem a demanda por ativos de risco. Entre as moedas de nações em desenvolvimento, lira turca, peso argentino, real e rublo russo foram as mais afetadas, diminuindo o retorno do carry trade — operação na qual investidores que captam dinheiro onde o juro é baixo para comprar ativos de maior rendimento.

Movimentos violentos são frequentes em agosto, quando muitos investidores saem do mercado para aproveitar as férias de verão no Hemisfério Norte. O ritmo de compra e venda de ativos diminui e choques podem causar oscilações exageradas nos preços. Muitas vezes, as autoridades também estão ausentes, não provendo a resposta que investidores esperariam em outras épocas do ano, explicou Richard Segal, analista sênior da Manulife Asset Management, em Londres.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A fraqueza na Turquia contribui para a fraqueza na Argentina e vice-versa, de acordo com Segal. “A atratividade fundamental dos mercados emergentes não muda e, em patamares menores, os compradores voltarão, como sempre fazem quando a percepção de volatilidade diminui.”

O custo da proteção contra calote por países em desenvolvimento durante cinco anos deu em agosto o maior salto desde pelo menos 2007, segundo o Markit CDX Emerging Markets Index.Por outras métricas, relatadas a seguir, este agosto é o mais sofrido desde 2015, quando a desvalorização da moeda chinesa abalou os mercados:

* O índice MSCI de moedas de mercados emergentes caiu 1,8%
* O índice MSCI de ações de países em desenvolvimento recuou 1,8%
* O índice JPMorgan Chase de oscilações esperadas nas moedas de países em desenvolvimento subiu 22%
* O índice Citigroup de aversão a risco nos mercados emergentes disparou 161% neste mês.

Continua depois da publicidade

“Ninguém quer bancar o herói em agosto”, disse Segal, da Manulife.

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos