“Gringos” diminuem posição em DDI e aumentam em Bolsa; viraram a mão? Ainda não

Comportamento do investidor estrangeiro é fundamental para entender a nossa Bolsa, mas é preciso analisar com cuidado os dados

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O comportamento do investidor estrangeiro, que responde por aproximadamente metade do volume negociado na Bolsa, é essencial para entender o sentimento do mercado e prever para onde vai a Bovespa. No entanto, o movimento atual de redução no posicionamento comprado em dólar futuro e cupons cambiais por este tipo de investidor pode ser enganoso. 

A posição comprada dos estrangeiros em cupom cambial DDI caiu pelo 5º dia seguido (maior recuo em 8 meses). O DDI é a taxa obtida pela diferença entre a acumulação do DI (Depósito Interbancário) e a variação da taxa de câmbio no período da operação até o vencimento do contrato. Ele pode ser usado de indicador de confiança porque sobe junto com o DI, que aumenta quando as expectativas para o cenário político e macroeconômico pioram. 

No entanto, é preciso tomar cuidado para não ter conclusões precipitadas olhando apenas para o posicionamento destes investidores no curto prazo. Segundo um trader que não quis se identificar, a diminuição dos últimos dias não foi expressiva o bastante para ter este tipo de conclusão. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“É uma análise que se faz pelo histórico de seis dias, mas os estrangeiros continuam muito comprados. O que diminuiu foi quase nada. É irrelevante”, avalia. A posição de estrangeiros e cupons de dólar futuros foi de 464.039 contratos para  427.384 contratos do dia 30 de setembro ao dia 7 de outubro, uma queda de 7,89%. 

Apesar desta fraqueza da tese atualmente, a conclusão de que alguma virada está acontecendo é corroborada pela queda pelo 4º dia seguido ontem da posição comprada em dólar futuro (indica menor demanda para uma proteção contra uma alta do dólar) e o aumento da posição comprada do estrangeiro em Ibovespa Futuro (indica maior expectativa de alta do Ibovespa no futuro). Ou seja, ainda é cedo, mas vale a pena olhar estes dados para ver quando o investidor estrangeiro irá realmente “virar a mão”.