Dentre 35 moedas, real tem a 2ª maior desvalorização no ano

Real é a moeda que mais perdeu na última sessão; analistas sugerem mudança de estratégia do Banco Central

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O dólar registrou uma forte disparada na sessão da última sexta-feira, tocando o patamar dos R$ 2,40 pela primeira vez em quatro anos no intraday. Com este desempenho diário, a moeda brasileira é a que registrou na sessão a desvalorização mais forte dentre 35 divisas do mundo.

A moeda norte-americana subiu forte em meio ao pessimismo com os fundamentos econômicos brasileiros, além da expectativa de que os EUA comecem a reduzir em breve o programa de estímulos à economia, o que acaba com o fim do período de direito “barato” para as economias desenvolvidas.

Com a melhora da economia norte-americana, o mercado já precifica o aumento dos juros dos títulos de dívida norte-americanos, disse o diretor-executivo da NGO Corretora, Sidnei Nehme, o que estimula a saída dos investimentos dos países emergentes em direção aos EUA. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, analistas destacam que o mercado à vista está sem liquidez e que o Banco Central precisa mudar de estratégia, não devendo atuar mais no mercado futuro. Conforme destaca Nehme, “o país está com fluxo cambial insuficiente para atender a sua demanda no mercado à vista, isto é real, efetivo e evidenciado nos dados divulgados pelo BC”, tornando necessária a geração de liquidez para o mercado manter a sua operacionalidade.

Contudo, em comunicado na última quinta-feira, o BC destacou que continuará intervindo no mercado futuro de câmbio, que foi interpretada como um sinal de que o Banco Central não pretende vender dólares no mercado spot no momento. 

Com a desvalorização desta sessão, o real acumula queda de 4,9% apenas no mês de agosto, bem maior do que a rúpia indiana, que tem queda de 2,2%. No ano de 2013, apenas o rand, moeda sul-africana, registra a maior desvalorização, de 15,9%, ante 14,3% da moeda brasileira. 

Continua depois da publicidade

Confira o desempenho das moedas globais no ano:

Dólar no ano - 2013
Fonte: XP Investimentos

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.