Calor indesejado: outono quente pode afetar varejistas de vestuário, aponta XP

O mês de abril apresentou temperaturas mais altas que a média e pode significar um outono mais quente que o esperado para varejistas de vestuário

Camille Bocanegra

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Já não é de hoje que as varejistas de vestuário tem que acompanhar a previsão do tempo de perto. Após um inverno com temperaturas muito mais altas que o esperado para época em 2023, um abril mais quente que o normal poderia significar que o outono não será tão fresco como deveria.

De acordo com relatório do Research da XP, os dados de abril mostram temperaturas acima da média de 4 anos do mês em 75% das cidades analisadas. Isso pode significar que a probabilidade de uma estação mais fria pelo fenômeno climático-oceânico La Niña (oposto ao El Niño) está se distanciando. A expectativa é que o evento climático fosse responsável por diminuir as temperaturas, ao contrário de sua “contraparte masculina”.

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“Olhando para as últimas previsões do ENSO da Colômbia, a probabilidade do La Niña no 2º trimestre vem diminuindo, com os dados mais recentes apontando para 32% (versus 60% em março), o que também corrobora o risco de uma estação fria potencialmente mais amena à frente”, comentam os analistas.

Na prática, as varejistas de vestuário podem contar com um desafio a mais para o segundo trimestre do ano, segundo os analistas da XP. A falta de temperaturas mais baixas pode impactar a procura por itens de coleções de outono/inverno e as podem ser impactadas.

Em visita a lojas das principais marcas de vestuário, a equipe notou que as coleções de outono/inverno já estão dominando tanto as araras quanto as campanhas de marketing. Ainda assim, em conversas com vendedores, os analistas constataram que o mês mais quente o esperado tem desestimulado as vendas de coleções de inverno.

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Há, ainda, expectativa de que o frio chegue em maio/junho para que as metas de vendas sejam batidas. Dentre os itens menos escolhidos entre os consumidores estão os casacos mais grossos/itens de inverno, pelos preços altos e clima mais ameno.

No entanto, mesmo que o frio demore para chegar, nem tudo estaria perdido. A “salvação da lavoura” viria de dadas comemorativas em maio e junho, com Dia das Mães e Dia dos Namorados. Tradicionalmente, as comemorações ajudam no desempenho do trimestre. Os analistas afirmaram que seguirão monitorando o tema para acompanhar se o clima esfriará ou não os balanços do 2º trimestre de 2024.