Caixa prevê mais impacto de inadimplência na carteira do agro nas provisões deste ano

Caixa espera uma piora nos níveis de atraso do portfólio para o agronegócio

Reuters

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Publicidade

SÃO PAULO, 15 Mai (Reuters) – ⁠A Caixa está tranquila ⁠com os níveis de inadimplência do banco para ‌as carteiras de crédito imobiliário e comercial pessoa física e pessoa jurídica, mas ainda ‌espera uma piora nos níveis de atraso do portfólio para o agronegócio, com efeitos nas provisões no ano.

‘Nós temos uma expectativa de que, ainda esse ano, tenha ⁠impactos ‌na nossa provisão relacionados ao agro’, ⁠afirmou a vice-presidente de riscos da Caixa, Henriete Sartori, em coletiva de imprensa sobre o balanço do primeiro trimestre do banco.

Nos três primeiros meses do ano, ​a Caixa fez uma provisão para créditos de liquidação duvidosa de R$6,51 bilhões, ​alta de 21,7% na base trimestral. O índice de inadimplência acima de 90 dias subiu a 3,71%, de 3,07% no último trimestre de 2025. No crédito ‌rural, atingiu 18,29%, de ​14,09% no quarto trimestre.

Sartori ressaltou que o portfólio agro representa 5% da carteira total da Caixa e ⁠afirmou que, ​embora espere ​que a inadimplência no segmento irá avançar, a ascendência da ⁠curva de crescimento ​vem reduzindo.

‘O cenário não é simples, mas nós já percebemos um arrefecimento da curva de ​crescimento (da inadimplência)… e de novas recuperações judiciais’, acrescentou a executiva, acrescentando que ​o banco ⁠tem adotado um modelo de concessão de crédito mais ⁠rigoroso no segmento.

Em relação à inadimplência nos segmentos imobiliário e de crédito comercial pessoa física e pessoa jurídica, Sartori disse que ‘não preocupa’.

Continua depois da publicidade