Cai o número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

Foi divulgado há pouco pelo Departamento de Trabalho norte-americano o Initial Claims referente à semana de 7 a 13 de janeiro. O indicador, que mede o número de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA, foi de 306 mil, abaixo dos 355 mil esperados pelo mercado, registrando sua maior baixa desde setembro de 2000. A queda deste indicador, que é divulgado toda quinta-feira com dados referentes à semana anterior, foi devida a fatores sazonais. Na primeira semana de janeiro o Initial Claims foi de 343 mil.
Analistas afirmaram que, mesmo com esta queda, o Initial Claims manteve uma média semanal de 336 mil desde setembro último, indicando a desaceleração da economia norte-americana.
O Initial Claims é um índice importante, pois dá uma boa idéia do nível de atividade econômica. Um número crescente de pedidos mostra que o desemprego está aumentando, o que provavelmente indica desaquecimento da economia. Um número de pedidos cada vez menor reflete baixo desemprego e um bom desempenho da economia, o que, por outro lado, pode trazer pressões inflacionárias.

Compartilhe