Cade abre investigação contra Visa, Mastercard, American Express e Elo

 Apuração de possíveis violações contra a concorrência

Giovanna Sutto

Bandeira Visa

Publicidade

SÃO PAULO – O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) abriu uma investigação contra as principais bandeiras de cartões do país para apurar possíveis violações contra a concorrência. Estão envolvidas Visa, Mastercard, Elo e American Express. 

“A investigação foi aberta com base em quatro consultas formuladas pela Redecard a respeito da eventual existência de infrações à ordem econômica em contratos das bandeiras Visa, Mastercard, Elo e American Express. As consultas foram julgadas pelo Tribunal do Cade na sessão de julgamento do dia 3 de outubro”, explicou o órgão em nota.

A partir disso, o Conselho decidiu que os casos deveriam ser objeto de investigação pela Superintendência-Geral da autarquia para “garantir a devida instrução processual e o direito de defesa das bandeiras”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em nota enviada ao InfoMoney, a Visa disse ainda que tem como um de seus pilares estratégicos garantir a segurança sistêmica da indústria. “Possibilitando assim, que os comércios sejam pagos por seus respectivos credenciadores ou facilitadores, e que os consumidores sintam-se seguros em utilizar seus meios eletrônicos de pagamentos em qualquer “maquininha”, também conhecidas como POS ou TEF”.

Ainda, a Visa diz que está à disposição do Cade “para esclarecer a importância do envio das informações solicitadas, assim como a melhor forma de compartilhar tais dados, para proteger consumidores e estabelecimentos comerciais.”

A Elo que afirmou ainda não foi notificada formalmente sobre o processo, mas “permanece à disposição das autoridades competentes para qualquer esclarecimento que se faça necessário”.

Continua depois da publicidade

A American Express por sua vez afirmou que está ciente da investigação que vai cooperar com o Cade.

A Mastercard também foi contatada, mas ainda não se posicionou sobre o assunto até a publicação da matéria. 

Quer investir o dinheiro que sobra no fim do mês? Abra uma conta gratuita na XP. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.