Publicidade
SÃO PAULO – Os títulos da dívida externa brasileira operam em queda nessa quinta-feira. O ânimo dos investidores externos com relação ao Brasil foi abalado, após a divulgação de índices de inflação acima do esperado, além da projeção de menor crescimento econômico mundial, devido principalmente à guerra no Iraque, feita pelo FMI.
Inflação e crescimento econômico preocupam investidores
Na quarta-feira, foi divulgado que a variação da inflação segundo o IGP-DI em março atingiu 1,66%, acima dos 1,59% registrados no mês anterior. Já nessa quinta-feira, o IBGE anunciou que o IPCA registrou inflação de 1,23% em março, pouco abaixo da de 1,57% registrada em fevereiro, mas acima das expectativas do mercado.
Além disso, o Fundo Monetário Internacional alertou que, devido à forte volatilidade do mercado mundial de ações e dos choques de preços gerados pelo conflito do Oriente Médio, a economia mundial deverá crescer somente 3,2% neste ano. Isso tende a afetar os títulos, principalmente de países emergentes.
C-Bond opera cotado a 81,50% do seu valor de face
Com isso, o principal título da dívida externa brasileira, o C-Bond, opera em baixa de 0,91% na manhã desta quinta-feira, cotado a 81,50 centavos de dólar.
Por sua vez, outros títulos da dívida reestruturada brasileira, como o Par Bond e o Discount Bond também operam em baixa.
O Par Bond cai 7,56%, cotado a 73,38 centavos de dólar, enquanto o Discount Bond mostra desvalorização de 1,25%.
Já dentre os principais bônus globais, o destaque fica com o Global 09, que mostra baixa de 1,65%, cotado a 104,25 centavos de dólar.
O risco-país, medido e elaborado pelo conglomerado financeiro norte-americano JP Morgan Chase, opera em alta de 12 pontos base, cotado a 954 pontos base.
Continua depois da publicidade
Confira abaixo as cotações dos principais ativos da dívida externa brasileira:
![]() |
|||||||
![]() |
Ativo | Último | Fech. Anterior | Var % | ![]() |
||
![]() |
C-Bond | 81,50 | 82,25 | -0,91 |
![]() |
||
![]() |
Par Bond | 73,38 | 79,38 | -7,56 |
![]() |
||
![]() |
Discount Bond | 69,50 | 70,38 | -1,25 |
![]() |
||
![]() |
Global 06 | 100,00 | 100,63 | -0,63 |
![]() |
||
![]() |
Global 09 | 104,25 | 106,00 | -1,65 |
![]() |
||
![]() |
Global 20 | 91,13 | 91,88 | -0,82 |
![]() |
||
![]() |
Global 40 | 79,13 | 80,00 | -1,09 |
![]() |
||
![]() |
|||||||

