BYD corta meta de vendas com desaceleração de crescimento, dizem fontes

Montadora chinesa projeta crescimento mais lento em cinco anos, pressionada por rivais

Reuters

Local de construção de fábrica da BYD em Camaçari, Bahia - 
17/11/2024 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
Local de construção de fábrica da BYD em Camaçari, Bahia - 17/11/2024 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

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(Reuters) – A BYD reduziu meta de vendas para este ano em até 16%, para 4,6 milhões de veículos, disseram duas fontes com conhecimento do assunto, com a gigante chinesa de veículos elétricos enfrentando o ano de crescimento mais lento em cinco e outros sinais de que sua era de expansão recorde pode estar chegando ao fim.

Em março, a maior montadora de veículos da China disse a analistas que tinha como meta a venda de 5,5 milhões de veículos em 2025. Porém, internamente, o número foi rebaixado várias vezes nos últimos meses, de acordo com as fontes.

O último número, de pelo menos 4,6 milhões de veículos, foi comunicado dentro da empresa e a fornecedores selecionados no mês passado para ajudar a orientar o planejamento, de acordo com as fontes. A meta continua sujeita a alterações, dependendo das condições do mercado.

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A BYD comentou o assunto.

As fontes não deram um motivo para o corte. No entanto, uma delas disse que isso ocorre no momento em que a BYD sente o calor da crescente concorrência com rivais como Geely Auto e Leapmotor.

Na semana passada, a BYD relatou uma queda de 30% no lucro trimestral, a primeira queda em mais de três anos.

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A nova última meta de vendas é menor que várias previsões de analistas rcentemente reduzidas. Esta semana, o Deutsche Bank disse que esperava que a BYD venda 4,7 milhões de veículos este ano, enquanto a Morningstar disse que espera 4,8 milhões.

A nova meta representa um crescimento de 7% sobre o volume vendido ano passado e se confirmada será o menor crescimento anual da empresa desde 2020, quando as vendas caíram 7%.

Nos primeiros oito meses deste ano, a BYD atingiu apenas52% da meta original de vendas de 5,5 milhões de veículos.

Em apenas alguns anos, a BYD se transformou de uma empresa iniciante de veículos elétricos em uma das montadoras mais importantes do mundo, realizando grande parte de sua produção internamente, o que lhe permite manter um controle sobre os custos, mesmo quando lança recursos de ponta.

As vendas de veículos elétricos puros e híbridos plug-in cresceram dez vezes entre 2020 e 2024, chegando a 4,3 milhões de veículos, o que a coloca no mesmo nível da General Motors e da Ford em termos de vendas globais.

As vendas de carros econômicos da BYD – aqueles que custam menos de 150.000 iuans (US$21.000) e que constituem a maior parte de suas vendas domésticas – caíram 9,6% em julho em relação ao ano passado, de acordo com a análise da Reuters e um detalhamento de vendas pela plataforma chinesa de dados automotivos DATADIC.

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Em comparação, as vendas de carros da Geely nesse segmento de preço aumentaram 90% em relação ao ano anterior.

A Geely elevou sua meta de vendas anuais para 2025 de 2,71 milhões para 3 milhões de veículos, disseram seus executivos durante uma conferência de resultados em agosto.

A produção da BYD caiu pelo segundo mês consecutivo em agosto, marcando a primeira contração mensal consecutiva desde 2020.

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