Problemas

Bug na OpenSea permite grandes descontos em NFTs populares

A falha foi primeiro detectada em dezembro de 2021

Por  CoinDesk -

Um bug na OpenSea, plataforma de comercialização de tokens não fungíveis (NFTs), concedeu a invasor grandes descontos em diversas NFTs e um alto lucro.

Descoberta no dia 31 de dezembro de 2021, a falha permitia a compra de NFTs a preços antigos e mais baixos, que eram, então, vendidos a um lucro considerável. No fechamento da matéria, a carteira do invasor tinha 347 Ether (US$ 770 mil). O usuário jpegdegenlove parece estar por trás das vendas.

NFTs são ativos digitais numa blockchain que representam a posse de itens virtuais e físicos. A OpenSea é um dos maiores marketplaces de NFTs do mundo.

Em tuíte de dezembro, o fundador do projeto de NFT freshdrops_io afirmou que alguns usuários transferem os ativos listados para outras carteiras com o objetivo de tirá-los do marketplace evitando a taxa da remoção da listagem. O item aparenta estar fora do frontend da OpenSea, mas ainda está acessível nas APIs da plataforma e no Rarible, outro marketplace de NFT.

O CoinDesk não conseguiu contactar a OpenSea para comentários na matéria.

Tal Be’ery, CTO da carteira de criptomoeda ZenGo, tuitou que um NFT da famosa coleção Bored Ape Yacht Club (BAYC) estava listado com o preço de julho de 2021 (23 Ether) e o invasor conseguiu vendê-lo por 135 Ether — um rápido rendimento de mais de 100 Ether.

Quando questionado sobre a brecha, um administrador do Discord da OpenSea confirmou à reportagem que, “se você tinha uma listagem aberta que nunca cancelou e que nunca expirou, ela ainda existe”.

“O assaltante tinha um bot que escaneava a blockchain procurando por transações pendentes com piso baixo e comprava-as”, declarou ao CoinDesk Joe Vargas, influencer que também tem seu próprio projeto de NFT.

A falha afetou NFTs do Bored Ape Yacht Club, do Mutant Ape Yacht Club, do CyberKongz e do Cool Cats. Um dos colecionadores observou seu BAYC ser vendido por 0,77 Ether e expressou surpresa no Twitter ao perceber que seu NFT havia desaparecido.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receba a Newsletter de criptoativos do InfoMoney

Compartilhe