Buenos Aires irá aceitar pagamento de impostos com criptomoedas

O serviço ficará disponível nos “próximos meses”, disse o secretário de inovação e transformação digital da cidade ao CoinDesk

CoinDesk

Buenos Aires, capital da Argentina (Herbert Brant/Pixabay)

Publicidade

Buenos Aires, capital da Argentina, permitirá que seus moradores paguem impostos com criptomoedas, anunciou o prefeito Horacio Rodríguez Larreta na segunda-feira (25).

De acordo com o político, o governo não receberá os criptoativos diretamente dos moradores. Os ativos digitais recebidos, antes de serem enviados para o tesouro da cidade, serão convertidos em pesos argentinos por exchanges e plataformas parceiras.

“A cidade não vai ter criptomoedas nas contas públicas, mas por meio de um acordo com carteiras virtuais vamos adicionar mais uma opção de pagamento às que já temos, com a ideia de facilitar as coisas”, disse Larreta em seu anúncio.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O serviço ficará disponível nos “próximos meses”, disse Diego Fernández, secretário de inovação e transformação digital de Buenos Aires, ao CoinDesk.

Ele falou que as exchanges de criptomoedas locais SatoshiTango, Buenbit, Ripio, Belo e Bitso, com sede no México, farão parte da iniciativa.

O anúncio ocorre algumas semanas depois de o Rio de Janeiro anunciar que o IPTU poderá ser pago com criptomoedas a partir de 2023.

Continua depois da publicidade

Em março, Buenos Aires apresentou um white paper (guia) propondo uma plataforma de identidade digital baseada em blockchain que visa dar aos moradores da cidade controle sobre seus dados pessoais. A expectativa é que o sistema comece a funcionar entre o último trimestre de 2022 e o primeiro trimestre de 2023, disse Fernandez ao CoinDesk na época.

Segundo o prefeito Larreta, a plataforma de identidade digital incluirá atestados de vacinação e resultados de testes de Covid-19 no segundo trimestre deste ano. Além disso, ainda em 2022 o projeto incluirá documentos de registro civil e documentos educacionais.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil