BRF (BRFS3): após Marfrig (MRFG3) e Previ chegarem a acordo, novo conselho de administração é aprovado

Fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil e Marfrig informaram terem concordado com a indicação de Aldo Luiz Mendes

Equipe InfoMoney

Publicidade

Os acionistas da BRF (BRFS3) aprovaram nesta segunda-feira (28), em assembleia assembleia geral ordinária e extraordinária (AGOE), a composição de um novo conselho de administração, com a chapa apresentada por seu maior acionista, a Marfrig (MRFG3), segundo fonte que acompanhou a votação.

Saiba mais:
Caso BRF (BRFS3): a história e as perspectivas para a empresa com o ingresso da Marfrig (MRFG3)
Marcos Molina: como ele construiu a Marfrig e agora assumiu a BRF

Na tarde deste domingo (27), Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, e Marfrig informaram terem concordado com a indicação de Aldo Luiz Mendes, doutor em Economia pela Universidade de São Paulo, ex-Vice Presidente de Finanças do Banco do Brasil e ex-Diretor do Banco Central, para a chapa que irá compor o Conselho de Administração da BRF.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O nome de Mendes é uma indicação da Previ, e atende aos requisitos necessários para integrar o referido Conselho. Após o acordo, a Previ decidiu retirar o pedido de adoção da sistemática do voto múltiplo para a eleição dos membros do Conselho de Administração da BRF, apresentado no último dia 24”, informou o fundo de pensão.  Oscar de Paula Bernardes Neto retirou a sua candidatura.

A decisão foi comunicada à BRF em nota conjunta assinada por Previ e Marfrig.

A Marfrig havia apresentado uma chapa com dez membros, sem espaço para representante do Previ. O fundo de pensão não concordou e solicitou, na semana passada, o voto múltiplo para a eleição do conselho.

Continua depois da publicidade

Ao contrário da chapa fechada, o voto múltiplo permite que os acionistas votem individualmente em cada candidato ao conselho. Por trás do movimento, de certa forma, estava “a tentativa do fundo de barrar a hegemonia de [Marcos] Molina [que lidera a Marfrig]”. Agora, com o acordo, haverá um representante do fundo de pensão.

A nova chapa está listada a seguir:

Para presidente do conselho, o nome indicado é o de Marcos Molina, com Sergio Rial, ex-CEO do Santander Brasil (SANB11) e atual chairman do banco, como vice-presidente. Outros nomes de confiança de Molina também fazem parte, como sua esposa, Márcia Marçal dos Santos, e Eduardo Pocetti, do conselho fiscal da Marfrig.

Completam a chapa, Altamir Batista da Silva, ex-banqueiro do JP Morgan e do Safra; Pedro de Camargo Neto, produtor rural que comandou a antiga Abipecs (associação de exportadores de carne suína); e Deborah Vieitas, CEO da Amcham e conselheira do Santander, além de Aldo Luiz Mendes.

Entre os atuais conselheiros, dois devem seguir: Augusto Cruz, ex-CEO do Pão de Açúcar (PCAR3), e Flávia Bittencourt, presidente da Adidas.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.