Brasil registra alta de 27,5% no número de queimadas

Segundo a Somar Meteorologia, o tempo seco é um dos fatores que potencializam fenômeno

Publicidade

SÃO PAULO – De janeiro a dezembro de 2015, o Brasil registrou 235 mil focos de incêndio, um aumento de   27,5% na comparação com o mesmo período de 2014, de acordo com dados do  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Esse é o segundo maior índice de focos já registrados. 

O Estado que teve o maior número de incidência de queimadas durante 2015, foi o Pará, com 44.794, seguido pelo Mato Grosso, com 32.984 e Maranhão, com 30.066 focos de incêndio. 

O INPE também divulgou os dados sobre incêndios florestais em 2016. Entre os dias 01 e 04 de janeiro, já foram registrados 991 focos de queimadas, 85% a mais que no mesmo período em 2015 e 719 focos a mais que nos primeiros 04 dias de 2010, ano em que foi registrado o maior número de focos da história.

Segundo a Somar Meteorologia, o  tempo seco é um dos fatores que potencializam as queimadas. A instituição também acredita que o primeiro semestre de 2016 deve ser tão seco quanto o do último ano.

 

Tópicos relacionados