Brasil questiona restrição da Indonésia para exportação de carne bovina

De acordo com o Itamaraty, a suspensão dessas imposições permitiria ao Brasil exportar mais de 20 mil toneladas de carne bovina para a nação asiática.

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – O governo brasileiro entrou com dois pedidos de consulta junto a Organização Mundial do Comércio (OMC). Um contra a Indonésia e outro questionando a Tailândia, que estariam restrigindo as exportações de itens agropecuários que vão contra acordos firmados dentro do organismo internacional.

No caso da Indonésia, a queixa é contra às restrições do país asiático às exportações de carne bovina do Brasil. De acordo com o Itamaraty, a suspensão dessas imposições permitiria ao Brasil exportar mais de 20 mil toneladas de carne bovina para a nação asiática.

Em relação à Tailândia, o governo brasileiro questiona a concessão de subsídios pelo país ao setor de cana e de açúcar.

Continua depois da publicidade

“As medidas tailandesas têm afetado artificialmente as condições de competitividade internacional do açúcar, em detrimento das exportações brasileiras, cuja participação no mercado global do produto caiu mais de 5% entre 2012 e 2014, com prejuízos anuais da ordem de 1 bilhão de dólares”, disse o Itamaraty em comunicado.

O Ministério lembrou que as medidas das autoridades tailandesas estão em desconformidade com as obrigações assumidas pelo país no âmbito do Acordo de Agricultura e do Acordo de Subsídios e Medidas Compensatórias da OMC.