Comércio global pode ter ganho modesto no 1º trimestre, mas geopolítica preocupa OMC

Segundo a Organização Mundial do Comércio, quaisquer ganhos podem ser facilmente prejudicados por conflitos regionais e tensões geopolíticas

Roberto de Lira

Publicidade

O comércio global de bens pode começar a mostrar alguns ganhos modestos no primeiro trimestre de 2024, após um desempenho fraco em 2023, mas tensões geopolíticas continuam a representar um risco de queda para as perspectivas de curto prazo. A projeção faz parte da última edição do Barômetro do Comércio de Mercadorias, divulgado nesta sexta-feira (8) pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Com uma leitura atual de 100,6, o índice sugere que o comércio de bens deve continuar a se recuperar gradualmente nos primeiros meses de 2024, mas quaisquer ganhos podem ser facilmente prejudicados por conflitos regionais e tensões geopolíticas.

O volume do comércio mundial de bens caiu 0,4% no terceiro trimestre de 2023 em relação ao trimestre anterior e recuou 2,5% em relação ao mesmo período de 2022.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Essa queda acentuada ano a ano no terceiro trimestre deveu-se principalmente ao crescimento relativamente forte nos três primeiros trimestres de 2022, segundo a OMC.

O comércio de bens de janeiro a outubro de 2023 ficou praticamente estável, com o volume no terceiro trimestre praticamente inalterado desde o início do ano e subindo apenas 3,2% em dois anos.

Estes desenvolvimentos são mais negativos do que a previsão mais recente da OMC, de 5 de outubro de 2023, que previa um crescimento de 0,8% no comércio de mercadorias em 2023.

Continua depois da publicidade

Os índices componentes do barómetro são maioritariamente neutros, com os indicadores de encomendas de exportação (101,7) e frete aéreo (102,3) subindo ligeiramente acima da tendência, enquanto as medidas do transporte marítimo de contêineres (98,6) e do comércio de matérias-primas (99,1) permaneceram ligeiramente abaixo da tendência.

O índice de produção e vendas de automóveis (106,3) permanece bem acima da tendência, embora tenha perdido força recentemente.