Brasil é apontado pela FGV como terceiro melhor clima econômico da América Latina

Estudo da FGV e do instituto alemão Ifo registram piora na região, embora País tenha melhorado seu desempenho

Thiago Gomes Amorim

Publicidade

SÃO PAULO – “A América Latina está se tornando uma região de desempenho econômico ruim, embora o Brasil esteja vivendo um bom momento em sua economia”. A afirmação, divulgada pela manhã, é do relatório da Sondagem Econômica, realizada em parceria entre o instituto alemão Ifo e a FGV (Fundação Getúlio Vargas).

O estudo, que coleta informações de especialistas em economia de 16 países, traz como indicador-síntese o Índice de Clima Econômico (ICE), composto pela Situação Atual e pelo Índice de Expectativas.

A cada dois trimestres é realizada uma pesquisa para reunir quais são os principais problemas apontados em cada país, desenvolvendo uma visão mais ampla da economia global.

Continua depois da publicidade

Brasil

O país obteve um ICE de 6,5 pontos, passando de sétimo para o terceiro lugar entre os países da América Latina. A melhora foi apontada como decorrente das descobertas do petróleo, obtenção do grau de investimento e o crescimento econômico de 2007.

América Latina

O Índice apresentou queda de 0,3 ponto, indo de 5,2 em janeiro de 2008 para 4,9 pontos em abril. O estudo revelou ainda que a diminuição segue a tendência mundial, em parte influenciada pela atual crise econômica norte-americana.

Dentre os principais problemas apontados pelos especialistas estão a inflação, a falta de competitividade internacional e a pouca oferta de mão-de-obra qualificada, em ordem decrescente de importância.