Brasil avança em tecnologia, porém abaixo da média da América-Latina

Índice da Sociedade de Informação do Brasil foi de 4,27 pontos abaixo da média de 4,67 pontos da América Latina

Publicidade

SÃO PAULO – Uma comparação entre o Brasil e os demais principais países da América Latina mostrou que, apesar de apresentar um bom desenvolvimento tecnológico, a nação está abaixo da média regional de crescimento nesse segmento.

A avaliação se baseia no desempenho do ISI (Índice da Sociedade da Informação), indicador criado pela consultoria espanhola DMR Consulting em conjunto com o Centro para a Empresa Latino-Americana (Celpa).

Apesar de ter registrado avanço de 1,8%, no segundo trimestre deste ano, o Brasil registrou um ISI de 4,27 pontos frente a uma média da América Latina de 4,67 pontos. Contudo, na América Latina a taxa de crescimento do indicador foi mais acentuada, de 3,2%.

Análise de Ações com Warren Buffett

Condições econômicas atrapalham

O motivo apontado para o desempenho mais fraco do País foram as condições econômicas, como o crescimento e o PIB (Produto Interno Bruto) per capita, que dificultam o acesso à tecnologia e o investimento nessa área.

Ainda assim, o Brasil apresentou uma boa expansão em alguns pontos, sobretudo, nas áreas de informação e comunicação. Os principais foram os resultados dos números de celulares e computadores relativos à população, atingindo no período 399 telefones móveis e 114 máquinas para cada mil habitantes.