Publicidade
SÃO PAULO – Em janeiro, as exportações brasileiras de carne de frango atingiram 316,8 mil toneladas, aumento de 14,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados foram divulgados hoje (2) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Segundo a entidade, o resultado das vendas externas beneficiou o faturamento em reais do setor. Ao todo, foram obtidos R$ 1,827 bilhão, 40,4% a mais que em janeiro de 2015. No saldo cambial, entretanto, houve retração de 8,8%, chegando a US$ 451,1 milhões.
Em nota, Francisco Turra, presidente da ABPA, credita o resultado favorável com o aumento dos embarques para os principais países compradores.
“Importantes mercados como Egito, Emirados Árabes Unidos, Kwait, China, Hong Kong, entre outros, incrementaram suas compras em relação ao mês de janeiro de 2015. A confiança dos importadores na qualidade e no status sanitário de nossa produção tem nos favorecido neste momento de grande apreensão com os impactos do aumento considerável do custo de produção”, explica Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA.
A alta no preço dos insumos é um fator que preocupa criadores em todo o País. Turra prevê uma melhora deste cenário. “A colheita da safra começou em boas condições. Parte dos estoques de passagem já começou a ser disponibilizada para venda. Isto pode gerar uma melhora no quadro dos custos”, analisa.
Para Ricardo Santin, vice-presidente de aves da ABPA, apesar do otimismo com a provável ampliação da oferta, o longo período de altas do grão torna inevitável o repasse de preços ao importador e ao consumidor interno.
Continua depois da publicidade
“Houve perda de competitividade no cenário comercial com o aumento do custo de produção. Este reequilíbrio de custos e margens impactará, inevitavelmente, no reposicionamento global dos preços da carne de frango”, destaca Santin.