Redução de capital

Bradespar (BRAP4) confirma distribuição de ações da Vale (VALE3) no próximo dia 20

Braço de investimentos reduzirá participação no quadro de acionistas da mineradora

Por  Equipe InfoMoney -

A Bradespar (BRAP4), braço de investimentos do Bradesco e acionista da Vale (VALE3) encerrou nesta sexta-feira (17) o prazo para que credores pudessem se manifestar contra o seu processo de redução de capital social, anunciado no último mês de setembro.

Às 12h08, as ações da Bradespar estavam entre as ações mais negociadas do Ibovespa e recuavam 2,52%, a R$ 22,42.

Através de uma espécie de “manobra contábil”, a Bradespar fará uma distribuição de 41% da sua fatia da Vale por meio de redução de capital. Serão distribuídas 130,6 milhões de ações da mineradora,  na proporção de 0,332373453 ação de emissão da Vale para cada ação de emissão da Bradespar. Terão direito os acionistas inscritos no registro da Bradespar em 16 de dezembro. A distribuição das ações será feita no próximo dia 20.

Após o fim do último acordo de acionistas da Vale no fim de 2019, as companhias que controlavam a mineradora por meio do grupo Valepar (posteriormente incorporados pela Vale em 2017), se tornaram acionistas de referência.

Porém, a mineradora se tornou oficialmente uma corporation posteriormente, ou seja, uma companhia de capital e controle pulverizados.

A Bradespar detinha na ocasião cerca de 5,5% das ações totais VALE3 se assemelhando a posição da BlackRock, uma das maiores gestoras de fundos passivos negociados em bolsa (ETF) do mundo. Com a aprovação da redução de capital, a Bradespar estima que a participação na mineradora caia para cerca de 3,23%.

“Assim, a holding Bradespar se tornou quase uma casca, no qual o único investimento é em VALE3, negociado com desconto em relação ao valor de mercado das ações detidas da Vale, percentual que gira na média de 20%”, apontou a Levante em relatório quando o plano de de redução de capital foi anunciado.

À época, analistas viram a notícia como positiva, por existir espaço para um fechamento adicional do desconto de holding, que está atualmente em torno de 20%, conforme análise da XP. Analistas do Safra também viram o movimento como “bem positivo”, apontando que a Bradespar vai utilizar o valor patrimonial das ações para rateio e distribuição aos acionistas.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe