Bradesco deve brilhar em safra de balanços dos bancos, dizem analistas

O segundo maior banco da América Latina em valor de mercado deverá se beneficiar da recuperação do crédito no Brasil

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — Os analistas mal podem esperar pela divulgação dos próximos resultados do Bradesco (BBDC3;BBDC4).

O segundo maior banco da América Latina em valor de mercado deverá se beneficiar da recuperação do crédito no Brasil, destacando-se em relação ao Itaú (ITUB4) e a outros concorrentes como o Banco do Brasil (BBAS3), segundo analistas.

“O Bradesco provavelmente irá liderar o setor, com um quatro trimestre sólido e projeções otimistas para 2019”, escreveram os analistas do Itaú BBA liderados por Thiago Bovolenta Batista, em relatório de 20 de janeiro. O Itaú BBA considera que o lucro líquido recorrente do Bradesco crescerá 15,8% em bases anuais e o retorno sobre o patrimônio líquido médio recorrente atingirá 19,2%, devido a maiores receitas de empréstimos e a um risco de crédito estável.

Continua depois da publicidade

O balanço do Bradesco será divulgado em 31 de janeiro, um dia após o Santander Brasil (SANB11). 

Os bancos brasileiros estão se beneficiando da maior demanda por crédito, enquanto as perdas com empréstimos diminuem. Em novembro, o volume de crédito no país subiu para R$ 3,2 trilhões, enquanto a taxa de inadimplência para pessoa jurídica caiu para 3%, de acordo com os dados do Banco Central.

Uma forte queda nas despesas com provisão para devedores duvidosos também ajudará, disseram os analistas do Santander Brasil. “O Bradesco pode ser o principal destaque do trimestre, dadas as expectativas positivas de melhoria da qualidade dos ativos”, escreveram Henrique Navarro, Olavo Arthuzo e Isabella Nasuno, em relatório de 11 de janeiro.

Continua depois da publicidade

Enquanto os bancos brasileiros devem apresentar um crescimento de dois dígitos nos lucros de 2019, os analistas do Safra Luis Azevedo e Silvio Doria avaliam que os múltiplos do setor já refletem essa perspectiva mais promissora. O Citigroup também afirma que as ações não estão baratas, mas diz que as reformas econômicas do Brasil podem oferecer mais espaço para valorização.

“Notícias positivas sobre a liderança do Congresso e sobre reformas essenciais podem fornecer riscos favoráveis a partir de 2020 e também reduzir as taxas de desconto”, afirmaram os analistas do Citigroup Jorg Friedemann e Gabriel Nobrega, em relatório de 9 de janeiro.

Seja sócio das melhores empresas do país: abra uma conta na Clear com taxa ZERO para corretagem de ações!