Desinvestimentos

BR Distribuidora vende participação na Brasil Carbonos para Unimetal por R$ 18,88 milhões

O fechamento da operação está sujeito à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)

Brazilian currency. Money on the wooden table in one hundred and fifty reais banknotes.
(Rmcarvalho/Getty Images)

A BR Distribuidora (BRDT3) informou a venda da totalidade de sua participação acionária na empresa Brasil Carbonos para a Unimetal Indústria, Comércio e Empreendimentos, então sócia da BR na companhia. A Unimetal passa a deter a integralidade da participação acionária na empresa.

O valor total da venda da participação da BR, já considerando o caixa da empresa, foi de cerca de R$ 18,88 milhões a ser executado em 30 (trinta) parcelas iguais, mensais e consecutivas, corrigidas pelo CDI + 2% ao ano. Além disso, a BR e o Grupo Unimetal terão como resolvidas suas relações envolvendo a empresa, informou a BR Distribuidora em comunicado.

A Brasil Carbonos é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) com 51% de participação do Grupo Unimetal e 49% de participação da BR, especializada em processos industriais que agregam valor ao Coque Verde de Petróleo.

A Unimetal Indústria é uma sociedade empresária limitada fundada em 1984, com sede em Sorocaba (SP), especializada em agregar valor ao Coque Verde de Petróleo (CVP), transformando-o em um produto com diversas aplicações nos segmentos siderúrgicos, fundições, alumínio, ferro ligas, entre outros.

O fechamento da operação está sujeito à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

“Esta decisão está alinhada à nossa iniciativa de Gestão de Portfólio que busca garantir o foco e a maximização da criação de valor para os acionistas. A BR reitera o compromisso de manter seus acionistas e o mercado em geral oportuna e devidamente informados sobre quaisquer informações relevantes relacionadas a este tema”, informou.

Segundo a Guide, a notícia é marginalmente positiva. “Acreditamos que a notícia de venda da participação na Brasil Carbonos seja positiva para a BR Distribuidora, por poder concentrar melhor em seu core business, que é a distribuição de combustível. Contudo, o valor da venda é praticamente irrelevante em comparação com o valor de mercado da companhia”, avalia.

Quer atingir de uma vez por todas a consistência na Bolsa? Assista de graça ao workshop “Os 4 Segredos do Trader Faixa Preta” com Ariane Campolim.